Agentes de Saúde e Endemias realizam vistorias e orientações

O município de Cunha Porã através dos Agente de Saúde e de Endemias deram início neste mês de setembro ao quinto ciclo de vistorias e orientações no controle do mosquito Aedes aegypti. As vistorias têm como objetivo orientar a população sobre os cuidados como a eliminação de água parada para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas.

O município registrou este ano uma epidemia de dengue com 312 casos da doença, sendo destes 155 casos foram autóctones (que contraíram a doença aqui em nosso município).

No momento os casos de dengue diminuíram, mas precisamos continuar com os cuidados pois com a chegada de temperaturas mais elevadas o mosquito começa a se proliferar, é importante lembrar que os ovos do mosquito são muito resistentes podendo ficar no ambiente por mais de um ano, e a partir do momento em que entrarem em contato com a água eclodem se tornando mosquitos adultos, e como tivemos casos de dengue no município parte dos ovos que estão dispersos no ambiente já podem nascer com o vírus e assim começar a transmitir a dengue gerando nova epidemia.