ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

No setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Cunha Porã realizam-se atendimentos em todas as faixas etárias nas duas Unidades Básicas de Saúde. Nestes são realizados procedimentos básicos em odontologia, que envolvem desde atividades de prevenção, como profilaxias (limpezas) e aplicação de flúor, e curativas, como restaurações dentárias, extrações simples e tratamento de problemas gengivais, além da avaliação das necessidades de confecção de próteses dentárias. Também são realizados procedimentos de urgência para resolução do quadro doloroso dos pacientes, como abertura de dentes e colocação de curativos para tratamento de canal.

Em caso de necessidade de tratamentos mais especializados os pacientes são encaminhados da Unidade Básica de Saúde para o Centro de Especialidades Odontológicas regional, que fica no município de Palmitos, onde são realizados procedimentos como endodontia (tratamento de canal), extrações mais complexas, tratamento periodontal (tratamento de gengiva) e tratamento de pacientes especiais.

O atendimento Odontológico nas Unidades Básicas de Saúde é realizado somente através de agendamento, sendo a demanda livre restrita a casos de urgência, que envolvam dor.



Passo a Passo

1

1- Atendimento Agendado: Procurar a Unidade Básica de Saúde jardim rua Euclides da cunha numero 63, presencialmente ou através do telefone, e fazer o agendamento da consulta/atendimento. 2- Atendimento de urgência: Paciente passa por triagem e sendo necessário realiza-se o atendimento odontológico

Informações Adicionais
Outras Atividades Desenvolvidas pela Equipe
• Palestras para os grupos atendidos pela Equipe de Saúde da Família (tabagistas, hipertensos, diabéticos e gestantes) • Saúde Bucal do Bebê • Saúde Bucal na Escola
Saúde Bucal do Bebê
Este programa foi criado com a finalidade de introduzir e criar o hábito da higienização bucal mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes de leite. Assim, os pais são orientados a agendarem consulta odontológica, na quarta consulta do puerpério, para avaliação da cavidade bucal do bebê e também para receberem instruções sobre como e quando realizar a higienização.
Saúde Bucal na Escola
Realizado em todas as escolas da rede municipal de ensino, iniciando nas turmas do maternal III até o quinto ano do ensino fundamental. Tem como finalidade desenvolver atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças bucais, principalmente a doença cárie. No início do ano letivo é realizado o levantamento epidemiológico, através do qual é feito o cálculo do índice de saúde bucal de cada faixa etária, afim de avaliar a melhoria da qualidade da saúde dos escolares. São entregues kits de higiene bucal, contendo escova, creme e fio dental, para todas as crianças com o objetivo de realizar a escovação dental diária nas escolas, como complemento da higienização realizada em casa. Semanalmente, intercalando entre as escolas, há a visita de profissional odontológico que realiza a correta orientação das técnicas de escovação, além de atividades lúdicas que promovem a conscientização da importância da prevenção.
Como solicitar
Presencialmente, através do agendamento direto na Unidade Básica de Saúde a que pertencem ou pelo telefone.
Horário de atendimento odontológico
ESF I e III: Posto de saúde jardim, tua Euclides da cunha numero 63, de segunda a sexta-feira das 07:00 ás 11:00 e das 13:00h ás 17:00h ESF II e IV: Posto de saúde sede, rua Benjamin constante numero 880, segundas, quartas e sextas-feiras das 13:00h às 17:00h. Terças e quintas-feiras das 07:00h às 11:00h

Outras Exigências
  • CARTÃO SUS Original 1 RG E CPF Original 1

Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria de Saúde - Saude
  • Rua Benjamin Constant, , 880 - Centro
  • (49) 3646-3342 / 3646-3343 -

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos