ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM

Atendimento realizado por profissional de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), entre os atendimentos e procedimentos realizados estão: acolhimento, classificação de risco, verificação dos sinais vitais, curativos, retiradas de pontos, testes rápidos e de glicemia capilar, administração de medicamentos, visita e atendimento domiciliar.

A consulta de enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro e consiste em um conjunto de ações realizadas pelo enfermeiro, na aplicação do processo de enfermagem ao indivíduo, à família e à comunidade de forma direta e independente. Supõe a entrevista para coleta de dados (histórico de enfermagem), o exame físico, o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem, exames laboratoriais (definidos em programas e protocolos do Conselho Regional de Enfermagem – Coren SC) e prescrição de enfermagem (cuidados e medicamentos protocolados) a implementação dos cuidados e a orientação das ações relativas aos problemas detectados.

 



Informações Adicionais
Passo a Passo
1- Identificação na recepção 2- Atendimento de enfermagem no momento da chegada, acolhimento e identificação das necessidades e a partir dos sintomas relatados e verificação dos Sinais Vitais é realizado uma classificação que se relaciona ao risco e à ordem de atendimentos e se necessário é realizado o encaminhamento para consulta médica ou de enfermagem no dia ou é realizado agendamento. 3- A consulta de enfermagem é realizada de acordo com a ordem de chegada. Ao realizar a consulta de enfermagem e percebendo necessidade, o paciente é encaminhado para consulta pelo profissional médico. 4- Os dados da consulta são registrados no prontuário de cada paciente. Havendo necessidade de medicação e de acordo com o histórico verificado no prontuário, o profissional de enfermagem procederá a prescrição de medicamentos básicos ou formalizará contato com o profissional médico para prescrição de outros medicamentos. 5- Em caso de prescrição de medicamentos, o paciente é encaminhado à farmácia básica na Unidade de Saúde - Praça para retirada de medicamentos que fazem parte da lista REMUME Municipal.
Como Solicitar
Presencialmente Unidade de Saúde - Sede - ESF's II e IV Rua Benjamin Constant, 880 Telefones: (49) 3646 3342 / 3646 3343 Atendimento: 7h às 11h e das 13h às 17h Unidade de Saúde - Praça - ESF's I e III Rua Euclides da Cunha, 63 Telefone: (49) 3646 3340 Atendimento: 7h às 11h e das 13h às 17h

Outras Exigências
  • Cartão do SUS CPF RG

Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria de Saúde - Saude
  • Rua Benjamin Constant, , 880 - Centro
  • (49) 3646-3342 / 3646-3343 -

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos