Programa de Ginástica na Praça: saúde aliada ao bem estar

Uma das principais metas do governo municipal de Cunha Porã é primar pela saúde e bem estar da população. É com esse intuito que desde o mês de abril a Secretaria de Saúde de Cunha Porã firmou parceria com a educadora física Nádia Inês Grinwald Dembinski e com o acadêmico de Educação Física e estagiário Leandro Dembinski, que estão desenvolvendo um programa de ginástica na praça.

A ação consiste em fazer com que as pessoas saiam do sedentarismo e busquem uma alternativa para o bem estar que, consequentemente se alia a saúde. Os encontros ocorrem nas segundas e quartas-feiras, em duas oportunidades, às 17h30 e às 18h15 com atividades realizadas na Praça da Bandeira. Em dias frios ou chuvosos a ação é desenvolvida na SER Auriverde.

De acordo com Nádia, o objetivo é promover atividades físicas de recreação, treinamento muscular e brincadeiras que envolvem cordas, bolas, elásticos, entre outros, visando sempre a orientação para a postura e o uso de equipamentos de forma correta – já que na praça estão a disposição diversos equipamentos de academia.

Nádia reforça que as aulas contam com aquecimento, alongamento para preparar o corpo, trabalho de força para os membros inferiores, superiores e abdômen. “Cada aula é diferente e conta com exercícios dinâmicos que envolvem o grupo de variadas formas”, acrescenta.

Ainda conforme a educadora física, vale lembrar que muitas prefeituras desenvolvem projetos específicos para a terceira idade, crianças ou jovens. “Porém, nenhuma promove uma atividade que envolva toda a família junta. E esse é um dos nossos objetivos, já que pessoas de todas as idades podem participar do projeto que é totalmente gratuito”, assinala, reforçando que atualmente em torno de 50 pessoas integram esta iniciativa.

Diferencial

Conforme Nádia e Dembinski, um dos diferenciais deste projeto é o aulão, que ocorre todos os primeiros domingos de cada mês. Neste dia, as atividades iniciam às 16h e contam com duração média de duas horas e meia, das quais são desenvolvidas avaliações de níveis de gordura, alinhamento postural, alongamento e dinâmicas que sempre são marcadas por grande interação dos participantes. Para este domingo (7) a atividade está agendada para ser realizada na Praça da Bandeira, a partir das 16h, exceto se chover, já que nestes casos a ação é suspensa.

A intenção com o programa, que é uma das ações encabeçadas pela atual gestão de promover saúde para a população, é ampliar as atividades para as demais praças que possuem equipamentos de ginástica, a exemplo dos bairros Augusto Kempfer e Jardim. “Queremos levar essa ideia para que mais pessoas possam usufruir e sentir-se bem com a prática de atividades físicas”, enaltece a profissional.

Para o secretário de Saúde Alexandre Fagundes, a atividade física é uma das ações que evidenciam os hábitos saudáveis, atua na prevenção à saúde, reforça o sistema cardiorrespiratório, ativa o metabolismo do organismo e proporciona uma série de outros benefícios. “A ação é muito especial, pois com os exercícios físicos as pessoas reduzem o peso e, consequentemente melhoram a autoestima, por isso a importância das pessoas participarem desta iniciativa”, reforça Fagundes.

Com relação ao desenvolvimento do programa Nádia e Dembinski reforçam que tem percebido que os participantes estão gostando das ações propostas e a experiência tem sido bastante positiva. “Essa aceitação, por parte do público, nos deixa muito felizes, pois promove uma mudança no comportamento e contribuiu para a integração entre os participantes que tem priorizado sua saúde por meio de cuidados. Além disso, pelos relatos que temos, é que as pessoas vão além das atividades praticadas nas segundas e quartas-feiras, e isso é gratificante tendo em vista que há uma troca de energia e amizade em prol de um tema em comum, que é a qualidade de vida”, avaliam os profissionais.