Cunha Porã inicia segunda etapa de vacinação contra o HPV na próxima semana

A Secretaria de Saúde de Cunha Porã realiza, entre os dias 16 a 19 de setembro, a segunda etapa da vacinação contra o HPV, para as adolescentes que iniciaram o esquema da vacina no mês de março deste ano. A aplicação da segunda dose será novamente nas escolas, sendo que a terceira etapa ficará agendada para março de 2019, no Posto de Saúde.

Conforme a técnica em enfermagem Marta Lamb, é fundamental completar o esquema das três doses da vacina e assim garantir a proteção. “Lembramos que a vacina do HPV é uma importante possibilidade que se tem de prevenir uma doença grave e bastante presente atualmente, ou seja, o câncer de colo de útero, que pode ser uma ameaça à vida e que, segundo dados, no Brasil é a segunda principal causa de morte por câncer entre as mulheres”, ressalta a profissional.

Marta ainda esclarece que as adolescentes que estarão completando 11 anos no decorrer de 2014 deverão procurar o Posto de Saúde para receber as doses das vacinas contra o HPV. Para 2015 está previsto o início do esquema vacinal aos dez anos, e para 2016 o início será aos nove anos de idade. “Pede-se tanto pela cura do câncer, aproveitam a oportunidade de se prevenir contra um deles”, prioriza a profissional.