Semana Farroupilha é lembrada em Cunha Porã

Em comemoração a Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho (lembrado no sábado, 20 de setembro), a Fundação Cultural de Cunha Porã promoveu, na terça-feira (16), diversas apresentações gauchescas com as invernadas mirim e juvenil do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pouso do Tropeiro. As atrações foram proporcionadas nas escolas e contou com a coordenação do professor de danças Jeferson Moreira.

Além disso, para o sábado estão programadas apresentações na Praça da Bandeira, a partir das 13h30. Também será realizada mateada com os integrantes do CTG Pouso do Tropeiro, com início às 6h e seguindo no decorrer de todo dia, sendo que toda comunidade local e da região está convida para participar.

Tradicionalismo em evidência

As aulas de danças tradicionalistas gauchescas ocorrem todas as segundas-feiras, das 17h30 às 18h30, e nas terças-feiras, das 18h às 19h, tendo como local a Escola de Educação Básica Tiradentes, sob orientação do professor Jeferson Moreira. Atualmente 40 crianças e jovens nas faixas etárias de seis a 20 anos participam da atividade.

Conforme a diretora de Cultura Marta Christ, aqueles que têm interesse em participar do curso de danças podem entrar em contato pelo telefone 3646 3329, ou ir até o local onde são ministradas as aulas para obter mais informações. A atividade é gratuita e, segundo Marta, é uma alternativa para que os jovens possam frequentar além da escola. Além disso, é uma forma de manter viva a cultura e os costumes gaúchos.