Projeto Bem Estar tem sequência com prática de exercícios físicos

Dando continuidade ao projeto Bem Estar a equipe do Estratégia da Saúde da Família (ESF) 3 promoveu, no sábado (20), o 3º encontro tendo como local a Associação dos Servidores de Cunha Porã (Ascup). Nesta etapa os participantes foram contemplados com ensinamentos sobre exercícios físicos, e para isso contaram com a presença das profissionais educadoras físicas Cassiana Beutler e Nádia Grinwald Dembinski.

A prática regular de atividades físicas reflete na redução de diversos fatores de riscos, promovendo efeitos positivos na qualidade de vida de pacientes com hipertensão arterial e diabetes melitos. Os exercícios aeróbicos, a exemplo da dança, natação, andar de bicicleta e a caminhada  associam-se à diminuição da pressão arterial tanto em repouso quanto durante sua prática.

Desta forma, a atividade física regular ajuda a prevenir o aparecimento de problemas cardíacos e a ocorrência de eventos cardiovasculares, como infarto, parada cardíaca e derrame (acidente vascular cerebral). Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a cinco vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração.  Além disso, é preciso manter também uma boa alimentação e o uso correto de medicamentos.

Conforme a enfermeira Camilla Auler, do ESF 3, durante o encontro as profissionais Cassiana e Nádia reforçaram a importância da atividade física e proporcionaram ao público presente momentos de descontração e aprendizado. Como no dia 20 de setembro é comemorado o Dia do Coração, a equipe repassou algumas dicas e parabenizou os participantes por irem em busca de mais conhecimento. Também foi entregue um mimo para cada família que integra o ESF 3.

O próximo encontro do Projeto Bem Estar será no dia 25 de outubro, às 14h, no salão evangélico e, na ocasião, os profissionais do ESF 3 convidam toda população para participar das ações, que tem como principal meta garantir qualidade de vida aos cunha-porenses.

 

 

Benefícios da prática de exercícios físicos:

  • Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração;
  • Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco;
  • Tonificação da musculatura;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Elevação do número de células vermelhas do sangue;
  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Elevação das reservas de energia nos músculos – o que aumenta a resistência;
  • Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos;
  • Diminuição da quantidade de gordura no corpo (em especial na região da cintura);
  • Melhora a ação da insulina;
  • Diminui os índices de açúcar no sangue (glicemia); triglicérides e colesterol ruim (LDL colesterol);
  •  Aumento do colesterol bom (HDL colesterol).