Conscientização contra a violência a pessoa idosa é foco de ação em Cunha Porã

Mais de 300 pessoas, em especial idosos, participaram na tarde de terça-feira (23), de uma ação em prol da Semana de Conscientização Contra a Violência a Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Municipal do Idoso (CMI), Secretaria de Saúde, Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf) e Estratégias da Saúde da Família (ESFs) de Cunha Porã.

A iniciativa compreendeu diversas atividades, que tiveram como local a Praça da Bandeira. A equipe da Saúde, por meio do Nasf, ofereceu dança circular, orientação ao uso de medicamentos, aferição de pressão, pesagem e auriculoterapia. De acordo com a profissional Mirian Ramlow, do Nasf, a ideia durante a tarde foi proporcionar acesso a orientação à saúde, em especial no que diz respeito às terapias alternativas. Segundo ela, as ações propostas foram bem aceitas e a equipe da Saúde esteve empenhada em contribuir com esta iniciativa.

Por sua vez, os profissionais da Assistência Social confeccionaram cartazes com auxílio do público, distribuíram panfletos, lanche, proporcionaram alongamentos e dialogaram com os presentes. Além disso, a equipe prestou orientação dos locais onde os idosos podem buscar apoio quando ocorre violação dos direitos.

Caminhada pela Paz

Posteriormente foi realizada a 1ª Caminhada pela Paz, que objetivou chamar a atenção da população em geral para os diversos tipos de violência contra idoso. A iniciativa encabeçada pelo CMI com apoio das secretarias percorreu ruas do município, contando ainda com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Cunha Porã. Por meio de faixas e cartazes, o grupo manifestou dizeres de carinho e o quanto é importante respeitar a terceira idade. O vice-prefeito Douglas Gollmann – no ato representando também o prefeito Jairo Ebeling – participou do evento manifestando apoio a ação.

Conforme a secretária de Assistência Social Terezinha Rampi, esta foi a primeira ação nesse sentido, e o expressivo número de participantes deixa a equipe feliz por ter atingido os resultados esperados, que era, em especial, priorizar a orientação. “Todos nós buscamos e lutamos pela paz, e os idosos foram uma referência nesta semana para que pudéssemos sensibilizar as demais pessoas a fim de incentivar o respeito mútuo na sociedade”, assinala Terezinha.

No decorrer da tarde muitos foram os relatos positivos dos participantes e, conforme a equipe da Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, esta foi uma forma de demonstrar que a terceira idade está amparada e que há pessoas que lutam pelos idosos e seu bem estar. “Agradecemos o grande público que compareceu neste evento, a Polícia Militar e os Bombeiros que auxiliaram na segurança de todos, e certamente novas ações como esta já estão sendo pensadas, a fim de que tenhamos uma sociedade que se respeita e que valorize o indivíduo em suas particularidades”, evidenciam. Para denúncias de violência contra idosos ligue: (49) 3646 3336 ou (49) 3646 3322.