Outubro Rosa: a importância deste mês para o público feminino

O Outubro Rosa é um movimento popular que começou nos Estados Unidos, e tornou-se conhecido mundialmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nas diversas ações propostas.

Relativamente raro antes dos 35 anos, o câncer de mama é mais incidente acima desta faixa etária e cresce de forma rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos, quanto naqueles em desenvolvimento, sendo o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

Dessa forma, durante todo o mês de outubro são intensificadas as ações de saúde que visem conscientizar sobre a importância de lutar contra o câncer de mama, e orientar sobre a importância do diagnóstico precoce. A cor rosa fica em destaque e evidenciada em ruas e prédios públicos de todas as cidades. Entretanto, é necessário focar este assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este período é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Em Cunha Porã a programação do Outubro Rosa será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf) e Estratégias da Saúde da Família (ESFs), Secretaria de Assistência Social e Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC).

Para isso, as unidades de saúde estão intensificando as solicitações de mamografia em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, e naquele público com risco elevado para câncer de mama. Além disso, as equipes também estarão atendendo as solicitações feitas pelas empresas e comunidades, com relação a orientações e palestras sobre prevenção de câncer de mama.

A programação ainda contempla o sábado D, no dia 18 de outubro, organizado pela RFCC, ao qual a entidade permanecerá aberta o dia todo para coleta de preventivos. Já no dia 24, às 18h, está programada a caminhada do Outubro Rosa, com saída da Praça das Bandeiras, sendo que toda comunidade está convidada para apoiar a causa e participar das atividades do mês.