Caminhada Rosa é realizada com intuito de chamar atenção para a prevenção

No final da tarde de sexta-feira (24), a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Cunha Porã promoveu a Grande Caminhada Rosa, que contou com a parceria das secretarias de Saúde e Assistência Social. A ação, que esteve incluída na programação do Outubro Rosa, teve a participação de autoridades, a exemplo do prefeito Jairo Ebeling e primeira-dama Bruna; deputado estadual Mauro De Nadal e esposa Luciane; secretários e servidores municipais, representantes do comércio e voluntárias da RFCC.

A caminhada percorreu o centro da cidade de Cunha Porã e teve como principal objetivo chamar a atenção e alertar para ao diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, principalmente no que diz respeito às mulheres em fazer seu preventivo anual e o exame da mama.

Apresentações artísticas

Após a caminhada a programação teve sequência na Praça da Bandeira, com diversas apresentações artísticas e culturais. Inicialmente a aluna da Escola Núcleo Número Um, Larissa Werner, acompanhada do professor de música da Casa da Cultura, Ruben Knebel, apresentaram o hino da RFCC, intitulado “Fica sempre um perfume”. O grupo de danças da Academia Corpus, de Cunha Porã, coordenados pela professora Sissi Sachett, fez duas apresentações, uma de balé com a categoria infantil (quatro a nove anos); e outra de dança de rua com a categoria baby class (três a seis anos).

Em continuidade, a aluna do Núcleo Número Um, Emanuelly Grade, e o professor Ruben Knebel, encantaram a todos com a canção “Não precisa”, de Paula Fernandes. Além disso, os grupos de danças gauchescas, mirim e juvenil, coordenados pelo professor Jeferson Moreira também se apresentaram. Para encerrar, os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) fizeram a apresentação da coreografia “Pantera cor-de-rosa”, e o professor Knebel finalizou os atrativos com a música “Mulher”, de Erasmo Carlos.

Pronunciamentos

Em sua saudação, o deputado estadual Mauro De Nadal parabenizou as voluntárias de RFCC pelo evento, e também ressaltou a importância de fazer exames regularmente, a fim de diagnosticar precocemente as doenças que assim podem ser tratadas em tempo hábil e garantir mais qualidade de vida. “Parabenizo a Rede Feminina, cujas voluntárias estendem a mão e ajudam muitas outras mulheres a vencer as dificuldades que a vida impõe. Santa Catarina é o Estado que mais trabalha a conscientização, e isso só é possível com engajamento de todos”, enfatizou De Nadal.

O prefeito Jairo Ebeling agradeceu a presença do público que atendeu ao chamado e participou da Caminhada Rosa. “Parabéns as integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer pelo belo trabalho que desenvolve no sentido de prevenção de várias doenças. Todos nós deveríamos dar mais atenção a nossa saúde, e ações como essa reforçam a importância da reflexão e do quanto a nossa vida deve ser valorizada”, disse Ebeling.

Na avaliação da presidente da RFCC, Marta Christ, esta segunda Caminhada Rosa foi muito boa, com um grande número de pessoas aderindo, comentando e concordando com a necessidade de prevenção deste mal que acomete tantas pessoas não só em Cunha Porã, como também a nível estadual e nacional. “Nós da Rede Feminina de Combate ao Câncer temos o compromisso com a população cunha-porense no incentivo do diagnóstico precoce do Câncer”, ponderou Marta.