Prefeito Ebeling participa de audiência com a Casan em Florianópolis

No período de 21 e 23 de outubro o prefeito Jairo Ebeling esteve em Florianópolis, onde cumpriu agenda de visitas em gabinetes a fim de viabilizar recursos para o município. A comitiva cunha-porense também foi integrada pelo secretário de Saúde Alexandre Fagundes e os vereadores Flávio Biesdorf e Solmar Hübner.

Entre as visitas esteve à Casan, cujas lideranças, em companhia do deputado Mauro De Nadal, participaram de audiência para tratar da instalação de uma nova estação de tratamento da rede de água em Cunha Porã. Esta foi uma segunda conversa que as lideranças mantiveram com os representantes da Casan, que objetivou averiguar prazos, parte técnica e burocrática, sendo que recentemente uma equipe de engenharia esteve no município para avaliar o local das obras.

Conforme o prefeito, num primeiro momento o município estará cedendo o terreno para a Casan, tendo em vista a situação de abastecimento que vem se agravando a cada dia, além disso, também será disponibilizada máquina para abertura de valas para colocação das tubulações (da captação até a nova estação). “O município é parceiro diante da situação, tendo em vista que queremos solucionar esta problemática do abastecimento de água”, declarou Ebeling.

Ainda segundo o líder do Executivo, não há um prazo específico de conclusão da obra, mas espera-se que seja feito o mais rápido possível, tendo em vista que é uma estação pré-fabricada, que deve ser apenas montada no município. “Esperamos que até o final deste ano possamos executar a obra”, disse, ressaltando também que outro assunto tratado na Casan foi com relação à demanda de mais funcionários, equipamentos e recursos para a repavimentação (para ações de tapa buracos que são abertos pela própria Casan no perímetro urbano para manutenção de canos e tubulações).

A Secretaria de Saúde do Estado também foi visitada por Ebeling, De Nadal, Fagundes e Biesdorf. A intenção dos líderes com a visita foi para manter diálogo sobre a viabilidade de repasse de recursos da Atenção Básica para o município, sendo que os mesmos foram recebidos pelo secretário-adjunto Acélio Casagrande.

Na avaliação de Ebeling, a viagem foi positiva, principalmente com relação a audiência com a Casan. “Conseguimos progredir no que diz respeito as tratativas, e reafirmar o compromisso assumido em maio, quando tivemos a primeira audiência com representantes da Casan em nosso município. Agora temos a certeza de que poderemos edificar a nova estação de tratamento e atender a demanda de abastecimento de água para nossa população”, enfatizou Ebeling.