Público masculino tem palestra agendada para o dia 28

Este mês é popularmente conhecido como Novembro Azul. Período em que são intensificadas as ações direcionadas ao público masculino, especialmente no que se refere à conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, considerado o segundo mais comum entre os homens.

A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.  O câncer de próstata, em estágio inicial, geralmente não causa sintomas o que torna mais difícil o diagnóstico. Porém, em estágio avançado o diagnóstico se torna mais fácil, principalmente devido aos sintomas que o paciente apresenta.

E buscando essa conscientização do público masculino, a Secretaria de Saúde de Cunha Porã promove, no dia 28 de novembro, a partir das 20h30, na Associação dos Servidores de Cunha Porã (Ascup), uma palestra que tem como foco principal o câncer da próstata. Durante o encontro também serão liberadas autorizações ao público presente para realização do exame de sangue – o PSA. A noite será encerrada com confraternização. Além disso, no decorrer de todo mês as equipes dos Estratégias da Saúde da Família (ESFs) estarão desenvolvendo atividades direcionados ao público masculino.