Vídeo institucional é lançado durante reunião do Conselho Municipal de Saúde

Na manhã desta quinta-feira (13) os membros do Conselho Municipal de Saúde de Cunha Porã estiveram reunidos para deliberar sobre as ações pertinentes a entidade. O encontro também oportunizou o lançamento do vídeo institucional da Secretaria de Saúde, com o objetivo de divulgar os serviços e atendimentos disponibilizados à população da Morada do Verde.

A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho e secretário de Saúde Alexandre Fagundes e, além dos conselheiros, também contou com a presença do prefeito Jairo Ebeling, vereadores Flávio Biesdorf e Rogério Grade e secretários municipais. Entre as pautas, Fagundes destacou o novo Centro de Saúde que será construído no município, cuja ordem de serviço foi assinada esta semana. A nova estrutura terá investimentos provenientes do Ministério da Saúde e contrapartida municipal e atende as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outro assunto discutido foi com relação a prestação de contas dos serviços da saúde, com apresentação dos números de atendimentos e investimentos financeiros do último quadrimestre. Fagundes destacou que o investimento na Saúde deve ser de, no mínimo, 15%, porém, o município de Cunha Porã tem aplicado quase 20%. Também foi apresentado números com relação a atendimentos, exames e consultas que posteriormente foi colocada em votação e aprovada pelos conselheiros.

Por fim, foi debatida a Lei 2.429, de abril de 2010, que se refere ao auxílio financeiro de tratamento de saúde para pessoas carentes. Após ser lida por Fagundes, a mesma deverá ser ajustada dentro da legalidade e conforme indicação dos membros do Conselho Municipal de Saúde.

Na palavra aberta, o vereador Flávio Biesdorf ressaltou a importância da divulgação das ações da Saúde e solicitou que esses dados sejam apresentados em sessão da Câmara dos Vereadores, para que os demais edis tenham conhecimento do que vem sendo feito em Cunha Porã. Por sua vez, o prefeito Jairo Ebeling parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde pelos trabalhos que vem sendo realizado. Com relação ao vídeo, Ebeling disse que será importante para divulgar os feitos da Saúde, que é considerada o carro-chefe da administração. “Ainda temos algumas ações a serem feitas, porém aos poucos estamos viabilizando os trabalhos, a fim de promover ainda mais qualidade nos serviços prestados à nossa população”, assinalou o prefeito.