Secretaria de Saúde intensifica orientação contra a Dengue e Febre Chikungunya

A Secretaria de Saúde de Cunha Porã a cada dia que passa vem intensificando as ações que promovam a orientação e conscientização para a luta contra a Dengue e a febre Chikungunya – doenças transmitidas através da picada do mosquito Aedes Aegypti infectado pelo vírus. A febre Chikungunya também pode ser transmitida pelo mosquito Aedes Albopictus.

Atualmente a Dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo, sendo que a melhor maneira de combatê-la é com a prevenção evitando o nascimento do mosquito. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente. A mesma orientação também é válida para a febre Chikungunya.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores e cisternas devidamente fechados. Além de não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas, garrafas, latas, pneus, calhas de telhados, bandejas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, entre outros.

A Secretaria de Saúde, através do Programa de Controle da Dengue, orienta que nos dias 6 e 7 de fevereiro estará realizando uma campanha de conscientização de luta contra a Dengue e febre Chikungunya. Para isso várias ações estarão em foco, a exemplo de divulgação em veículos de comunicação escrito e falado, com intuito de garantir que toda população esteja informada sobre a importância de combater os vetores dessas doenças. Venha fazer parte desta luta você também.