Comitê Agropecuário define primeiras ações do ano

Foi realizada, no dia 23 de fevereiro, a primeira reunião do ano do Comitê Agropecuário de Cunha Porã, que conta com representantes de todas as comunidades rurais, além de integrantes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Epagri. Na oportunidade vários assuntos pautaram o encontro, entre eles o Programa de Cisternas, do governo do Estado, que, por meio da Epagri, viabiliza a construção de cisternas ao custo de R$ 28.900, cujo valor pode ser devolvido em cinco anos, ou em um ano com 50% de desconto.

O município de Cunha Porã foi contemplado com 20 cisternas, e durante a reunião os integrantes do Comitê definiram quem seria beneficiado, levando em conta que um dos critérios é ser avicultor ou suinocultor integrado. A justificativa do programa tem como base dados técnicos, econômicos, sociais e ambientais, haja visto que tem como principal objetivo captar água da chuva, diminuir custos, facilitar o trabalho e contribuir com o meio ambiente.

Já o segundo assunto abordado foi com relação a definição de distribuição dos implementos agrícolas angariados pelo governo municipal e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente por meio do deputado federal Valdir Colatto. A Morada do Verde recebeu dois distribuidores de adubo sólido, e outros cinco de adubo líquido. Em comum acordo, esses equipamentos serão destinados às comunidades que mais tem demandas e necessidades. Também foram tratadas outras ações pertinentes ao desenvolvimento da agricultura local.

Conforme o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Gilmar Ceccon, o Comitê Agropecuário tem papel fundamental nas decisões que permeiam o setor agrícola. “O Comitê tem participação ativa nas decisões da Secretaria da Agricultura, contribuindo para o planejamento dos trabalhos e ações definidos pela pasta. Além disso, os integrantes representam um elo entre o Comitê e as comunidades que representam”, destaca Ceccon.

O prefeito Jairo Ebeling, que também participou da reunião, ressaltou o importante trabalho que está sendo realizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Epagri. Enfatizou ainda os investimentos que vem sendo feitos na área, especialmente no que se refere às atividades de suinocultura, avicultura e bovinocultura leiteira.

Acompanharam a reunião os profissionais da Epagri, Sidinei Egon Simon, Jeferson de Moura, Cleide Hübner e Judite Mayer, além do diretor de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Rogério Becker, tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Volnei Bendlin – no ato representando o presidente Lírio Koch -, assim como os vereadores Flavio Biesdorf e Rogério Grade.