Prefeito Jairo Ebeling participa de audiências em Florianópolis

Entre os dias 10 e 12 de março o prefeito Jairo Ebeling, em companhia do vereador Sandro Fürst, esteve em Florianópolis participando de diversas audiências com intuito de viabilizar melhorias para o município de Cunha Porã. Na Capital catarinense o líder do Executivo também teve a companhia do deputado estadual Mauro De Nadal.

Um dos locais visitados foi o escritório da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), onde os líderes participaram de reunião com o presidente Alexandre Rates. Na ocasião foi tratado sobre o projeto de cobertura do Rio Bom Fim, localizado na Rua do Canal. Também dialogaram sobre a implementação de uma agência da Fatma na cidade de Maravilha, que deve ocorrer dentro dos próximos meses, a qual vai possibilitar mais agilidade aos trabalhos e processos.

Na Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), com o presidente Valter Galina, o prefeito e o deputado encaminharam pedido de recursos para o esgotamento sanitário de Cunha Porã. Conforme Ebeling, foi assegurado o valor de R$ 100 mil para a elaboração do projeto. A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do perímetro urbano também pautou o encontro.

Dando sequência a agenda de audiências, os líderes estiveram no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, onde dialogaram com o superintendente Vissilar Pretto. Na oportunidade o prefeito solicitou a colocação de uma defensa, numa extensão de 80 metros, para proteger as pessoas que fazem caminhadas próximas à BR-158, na Praça da Juventude.

Além disso, Ebeling e De Nadal também aproveitaram para reivindicar melhorias na BR-158. O deputado ressaltou que é preciso fazer um controle mais rigoroso do material utilizado na operação tapa-buracos, visto que as rodovias da região estão em situação de difícil trafegabilidade. De acordo com o prefeito cunha-porense, a licitação para recuperação da BR-158 já foi realizada, sendo que a empresa vencedora é de Minas Gerais. Os trabalhos devem iniciar dentro dos próximos dias.

Para encerrar a agenda na Capital catarinense, o prefeito esteve na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, onde destacou a importância da ampliação do projeto de cisternas – cuja iniciativa também é uma parceria com a Epagri. O município de Cunha Porã já foi contemplado com 20 cisternas, no entanto a demanda seria muito maior se o projeto fosse ampliado. Ebeling também obteve a confirmação da perfuração de quatro poços artesianos, cuja ação será executada pelo próprio Estado, sendo que as licenças estão praticamente todas encaminhadas.

Na avaliação do prefeito Jairo Ebeling, a viagem foi importante, especialmente para avaliar o cenário atual no Estado. “O que percebe-se é que a crise financeira assola também os Estados, o que fica evidente que será um ano difícil, visto a escassez de recursos que são provenientes do reflexo da situação que o País está enfrentando. No entanto, ficamos esperançosos para que no segundo semestre o orçamento do governo do Estado melhore, e consequentemente os municípios também tenham respaldos positivos”, pondera o líder do Executivo.