Epagri e Nasf proporcionam curso sobre alimentos nutracêuticos

Sócias do Clube de Mães Futuro Ideal, da Linha Itapé, e demais interessadas, tiveram a oportunidade de participar, no dia 17 de março, de um curso sobre alimentos nutracêuticos, que foi organizado pela Epagri em parceria com o Núcleo de Apoio Saúde na Família (Nasf) de Cunha Porã. A Epagri vem pesquisando, ao longo dos anos, várias plantas e suas propriedades que visam a melhora da alimentação e saúde humana. Através dessas pesquisas, descobriu-se várias propriedades de plantas, cujos benefícios que podem ser repassados e aplicados no cotidiano das pessoas.

Foi com este objetivo que a extensionista Cleide Hübner, da Epagri, e a nutricionista Jucélia Ferri, do Nasf, explicaram ao grupo a importância da planta Ora-pro-nóbis, que pode representar uma revolução nutricional colaborando para a qualidade de vida das pessoas e aumentando a longevidade do ser humano.

A planta contribui para reduzir problemas cardíacos e câncer, melhora a imunidade, é digestiva (atua contra a gastrite), e é um ótimo complemento até chamado como “bife dos pobres”, por ter proteína semelhante à carne. Durante o encontro também foi falado sobre outra planta; a Beldoegra, que também possui algumas propriedades semelhantes.

Conforme as profissionais, foi um encontro produtivo ao qual buscou-se falar sobre os bons hábitos de alimentação e como é possível utilizar melhor os alimentos. No decorrer do curso, as mulheres puderam aprender diversas receitas doces e salgadas adicionando as folhas das plantas como ingredientes. Todas as receitas foram aprovadas, haja visto que as folhas  dão um sabor agradável aos pratos, e são facilmente cultiváveis na região. A equipe do Nasf espera continuar com a parceria feita junto a Epagri para a difusão de plantas benéficas à saúde das pessoas.