Projeto Contação de Histórias Baú Encantado proporciona atividades de Páscoa

Um mundo de sonhos e imaginação. É assim que o projeto Contação de Histórias Baú Encantado, implantado ainda em 2014, vem despertando o interesse de crianças de várias faixas etárias do município de Cunha Porã. A iniciativa tem como principal intuito proporcionar experiências ampliadas, o gosto pelo artístico, estabelecendo relação entre fantasia e realidade.

A Contação de Histórias Baú Encantado tem representado um projeto inovador, que rende frutos às crianças e a sociedade cunha-porense que se beneficia desta ação, que é viabilizada pela Secretaria de Educação e conta com as profissionais Eliane Becker, Ana Paula Appel Ceccon e Jéssica Dondoerfer, que abordam diferentes temas de forma lúdica, divertida e que proporciona entrosamento entre as crianças.

Nestas últimas duas semanas o tema trabalhado foi a Páscoa. Para isso, além das histórias sobre a data, as crianças também puderam conhecer a toca do coelho e se divertir com uma atividade prática, que consistiu na decoração de ovos de chocolate que, posteriormente puderam ser levados para casa e degustados.

Para conferir essa atividade, no dia 26 de março, o prefeito Jairo Ebeling em companhia da secretária de Educação Crisane Frey e secretária-adjunta Marise Schmidt visitaram o local onde é desenvolvido o projeto. Além de apreciar o belo teatro apresentado pelas profissionais que estavam caracterizadas com o personagem principal da data – o coelho -, os líderes também dialogaram com as crianças e auxiliaram na decoração dos ovos de chocolate.

De acordo com a professora Eliane Becker, o projeto desperta nas crianças a curiosidade com o cenário e as histórias. Tudo o que os estudantes veem e aprendem durante a atividade é repassada por eles às suas famílias. Além disso, Eliane explica que o trabalho de contação de histórias também é realizado em parceria com as escolas. “Buscamos desenvolver temas que estão diretamente relacionados ao que os alunos estão aprendendo em sala de aula, ou seja, além dos ensinamentos obtidos na escola, o projeto Contação de Histórias Baú Encantado busca aprofundar o assunto a fim de garantir ainda mais a aprendizagem das crianças”, relata.

Cronograma Contação de Histórias Baú Encantado

O projeto é desenvolvido semanalmente, e obedece ao seguinte cronograma (segundas-feiras o dia todo e sextas-feiras à tarde é destinado para organização do cenário):

  • Terças-feiras:

8h30 às 9h15 – CEI Pequenos Brilhantes

9h30 às 10h15 – CEI Pequeno Príncipe

15h às 15h45 – CEI Sonho de Anjo

 

  • Quartas-feiras

8h às 9h30 – CEI Criança Feliz

13h45 às 15h15 – CEIs Criança Feliz e Raio de Sol

15h30 às 16h15 – CEI Pequeno Príncipe

 

  • Quintas-feiras

8h às 9h – CEI Alice Silva Winckler

13h45 às 15h15 – CEIs Alice Silva Winckler e Recanto dos Amiguinhos

15h30 às 16h15 – CEI Pequenos Brilhantes

 

  • Sextas-feiras

8h30 às 9h15 – CEI Sonho de Anjo