“Vista-se na Folia” é o tema de campanha do carnaval 2014

O município de Cunha Porã através da Secretaria Municipal de Saúde inicia neste mês de fevereiro a campanha de carnaval 2014, e o lema desse ano é “Vista-se na Folia”. A campanha ressalta a importância do uso de preservativo, devido às doenças sexualmente transmissíveis e principalmente uma das doenças que mais assombra a sociedade a AIDS.

O Carnaval é uma época de alegria, é tempo de vestir sua fantasia e se divertir. Mas, infelizmente, nem todo mundo sabe brincar. O número de acidentes de trânsito causados por motoristas alcoolizados é um problema que atinge todo o Brasil e principalmente em datas como o Carnaval.

A importância da direção segura é fundamental, bebida e direção não combinam. Ao associar o consumo de álcool à direção os riscos são imponderáveis, pois ao contrário do que se possam imaginar, os efeitos da bebida retardam os sentidos, provocando consequências como falta de atenção, diminuição da coordenação motora e sonolência.

Todos os anos os foliões resolvem misturar a bebida alcoólica com direção, e acabando assim com toda essa alegria. O fato é de que o motorista que mistura bebida e direção coloca em risco sua vida e de pessoas inocentes, que estão curtindo o Carnaval em segurança. Cada dose de bebida leva ao menos uma hora para ser metabolizada pelo fígado. Sendo assim, se a pessoa ingerir 10 doses só estará apto a dirigir após 10 a 15 horas.

Além da bebida, o uso de aparelhos sonoros em volume excessivo, celulares e demais aparelhos eletrônicos e conversas paralelas, também podem desviar sua atenção e provocar acidentes, então fique atento, seja um motorista consciente.

No município o roteiro para semana do carnaval inicia-se na segunda-feira (24), com orientações nos postos de saúde e a dispensação de folders informativos, em relação ao uso de preservativo e a direção segura. Já na quarta-feira (26), serão realizadas orientações para os alunos de segundo e terceiro ano do ensino médio na Escola de Educação Básica Professor Patrício João de Oliveira, nos três turnos, orientações essas com as equipes da saúde da família do nosso município.

Na quinta-feira (27) e sexta-feira (28), a campanha será realizada nas ruas, para a entrega de folders informativos e orientações sobre o uso de camisinha durante o carnaval e o uso de bebida alcoólica. Durante toda a semana estará disponível no Posto de Saúde do Centro, testes rápidos para o HIV, para os jovens e gestantes. 

 

Publicado por: Gabriela Zamboni