Gestantes tem encontro de esclarecimentos

A Secretaria de Saúde de Cunha Porã, por meio das equipes do Estratégia Saúde na Família (ESFs), desenvolve mensalmente encontros direcionados às gestantes, com intuito de repassar diversas orientações. O encontro deste mês esteve sob organização do ESF 2, e ocorreu na última sexta-feira (10), contando com a participação da nutricionista do Núcleo de Apoio Saúde da Família (Nasf), Jucélia Ferri. Na oportunidade a profissional tratou sobre a nutrição, gestação e amamentação.

No decorrer da tarde a nutricionista falou a respeito das necessidades calóricas que a gestante precisa para o desenvolvimento adequado do bebê e para evitar complicações à mulher, como diabetes gestacional e aumento da pressão arterial, entre outros. Também foi ressaltada as quantidades de alimentos e a qualidade necessária para a gestação e para o período da amamentação.

 Jucélia esclareceu a preparação para realizar o aleitamento materno até o 6º mês de forma exclusiva, evidenciando que é importante o consumo de frutas, verduras, legumes, feijões, alimentos ricos em fibras, ferro, cálcio, ácido fólico. Conforme a profissional, devem ser evitadas as guloseimas e os alimentos ricos em açúcares, como os refrigerantes e as gorduras trans. Ao final da palestra foi aberto espaço para questionamentos.

Para este ano de 2015 a Secretaria de Saúde, com apoio dos ESFs, terá um cronograma de nove encontros com temas diferentes a serem abordados. Esses encontros ocorrem sempre na segunda sexta-feira de cada mês, no horário das 15h30, tendo como local o salão nobre da prefeitura. Todas as gestantes do município podem participar, além disso, várias informações também são repassadas pelos agentes comunitários de saúde e enfermeiras nas Unidades de Saúde.