ESF 1 realiza encontro Momento Saúde

A Secretaria de Saúde de Cunha Porã, por meio da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) 1, do Bairro Jardim, promoveu, na tarde do dia 15, o encontro mensal com o grupo de hipertensos e diabéticos desta área. Na ocasião mais de 70 participantes compareceram no encontro, que este ano tem como título: Momento Saúde, cujo principal objetivo é proporcionar a interação de forma preventiva com essa população de doentes crônicos.

Pacientes com diagnóstico de hipertensão ou diabetes possuem chances aumentadas de desenvolverem complicações de saúde, como: infartos, acidentes vascular cerebral (popular derrame) além de doenças renais, dificuldades visuais e de cicatrização. Estes problemas muitas vezes deixam os pacientes restritos a uma cama, necessitando de cuidados diários e deixando totalmente dependentes de um familiar ou cuidador.

Nesse contexto, a enfermeira Veridiana Zordan, ressaltou o comportamento da doença ao longo dos anos, e a necessidade de ter um estilo de vida saudável, praticando atividades físicas, cuidando com o excesso de peso, quantidade de sal ou açúcar na dieta diária, fazendo consultas periódicas e usando corretamente os medicamentos. Durante encontro, o médico do ESF 1 Sérgio Hernadez também comentou sobre os riscos de acúmulo de gordura nas veias e artérias, que podem se soltar na corrente sanguínea e gerar um quadro de tromboembolismo, situação que pode levar a óbito os indivíduos.

Para finalizar o encontro deste mês de abril foi realizada dinâmica com perguntas e respostas, para esclarecer possíveis dúvidas dos participantes. A equipe de Saúde agradece a participação de todos, e já convida para o próximo encontro que será realizado no dia 20 de maio, às 14h30, no Esporte Clube Cunha Porã.