19º Encontro Municipal de Clubes de Mães conta com participação expressiva

Emoção, descontração e muita alegria. Foi desta forma que integrantes dos 20 Clubes de Mães interagiram no 19º Encontro Municipal de Clubes de Mães de Cunha Porã, que ocorreu na terça-feira (21). O evento foi organizado pela Epagri em parceria com a Secretaria de Assistência Social e este ano contou com a colaboração do Clube de Mães Harmonia, da Linha Glória, que anfitriou o encontro.

Abertura e palestra

Pela manhã, a programação iniciou com recepção aos clubes e abertura oficial, cuja mesa de honra foi composta pela primeira-dama Bruna Ebeling (que também representou o prefeito Jairo Ebeling); vice-prefeito Douglas Gollmann; vereador Flávio Biesdorf; além da secretária de Assistência Social Marci Karina Weber; extensionista da Epagri Cleide Hübner; assessora de Programas Sociais Irma Kessler e presidente do Clube de Mães Harmonia, Tania Da Croce.

Durante os pronunciamentos, além da satisfação em promover mais uma edição deste evento, as autoridades e lideranças enfatizaram o trabalho social que é desenvolvido nos clubes de mães, e a importância de incentivar estes grupos, que proporcionam momentos de descontração entre as integrantes, além da busca constante de informações que agreguem aos seus cotidianos.

Logo após foi a vez de Cristiana da Luz, primeira-dama de Pinhalzinho e empresária, ministrar palestra intitulada: “Essência Feminina”. Além da interação com o público, Cristiana promoveu momentos reflexivos voltados para a importância de cada mulher valorizar-se dentro de seus potenciais.

Por diversos momentos o público feminino emocionou-se e também riu com as sábias palavras proferidas por Cristiana, que finalizou sua participação com a música “Faz um milagre em mim”, com todo público cantando junto. Ao meio-dia foi servido almoço organizado pelo Clube de Mães Harmonia.

Gincana e Premiação

À tarde, o evento teve continuidade com gincana coordenada pelas profissionais da Epagri e Secretaria de Assistência Social. Diversas provas estiveram em disputa, a exemplo de dança das cadeiras e da laranja, boliche cego, ao contrário, corrida do prendedor, entre outras. Brincadeiras que provocaram muitos risos, e também renderam pontos aos clubes. Além disso, no decorrer da tarde, objetos inusitados também eram solicitados que resultavam em brindes às participantes.

Ao final da tarde, após soma de pontos foi anunciado os três clubes vencedores da gincana. O primeiro lugar ficou com o Clube de Mães Lira, de Araçazinho; em segundo lugar ficou o Clube de Mães Princesa do Oeste, de Linha Borboleta; e em terceiro lugar o Clube de Mães Sempre Avante, de Linha Santo Antônio. Também foi entregue lembranças em nome da Secretaria de Assistência Social e do Clube Harmonia às representantes dos 20 Clubes de Mães cunha-porenses que participaram do evento. Para 2016, o clube que sediará o 20º Encontro será o 24 de Julho, da Linha Central, que foi escolhido por meio de sorteio.

Avaliação dos organizadores

De acordo com a secretária de Assistência Social, Marci Karina Weber, o evento superou as expectativas da organização. O público presente desfrutou de uma magnífica palestra com Cristiana da Luz, que, através da sua metodologia e conhecimento arrancou lágrimas, sorrisos e gargalhadas das mulheres. A gincana possibilitou a interação dos Clubes, através de divertidas brincadeiras e jogos. “O encontro foi um sucesso graças à parceria existente entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Epagri e os Clubes de Mães. Parcerias como estas devem continuar a existir para engradecer os eventos do município e alcançar o sucesso esperado”, evidencia Marci.

Por sua vez a equipe da Epagri ressaltou que o encontro deste ano alcançou os objetivos que eram oportunizar maior integração entre as sócias dos Clubes de Mães do município, além de proporcionar a todas um dia de motivação, lazer e troca de experiências. “Queremos agradecer todas as mulheres que foram bastante participativas no decorrer do encontro, além do Clube de Mães Harmonia, da Linha Glória, que sediou o evento. Também agradecemos ao governo municipal pelo apoio e a Secretaria de Educação que viabilizou ônibus para o transporte dos grupos, assim como o Sicoob Credial e o vereador Flavio Biesdorf que patrocinaram brindes sorteados no decorrer da tarde”, concluem a extensionista Cleide Hübner e a agente operacional administrativo II Judite Eichstaedt Mayer.