Projeto OdontoSesc completa um mês de atividades em Cunha Porã

Desde o início do mês de maio o município de Cunha Porã conta com a parceria do Sesc Chapecó, que vem desenvolvendo o projeto OdontoSesc. A iniciativa consiste no atendimento odontológico dos munícipes através da instalação de um módulo móvel que conta com quatro gabinetes equipados e direcionados aos atendimentos da atenção básica.

Neste mês de junho o Projeto OdontoSesc completa um mês de atividades em Cunha Porã, sendo registrados 919 atendimentos. Isso representa em média 64 pacientes atendidos por dia. No decorrer de maio foram feitas 159 radiografias; 266 limpezas e 464 remoções de tártaro; 262 aplicações de flúor; 278 dentes restaurados e 104 extraídos. Também foram emitidas 58 receitas de medicações.

O período registra ainda 769 atendimentos de clínica preventiva, ou seja, orientações, escovação supervisionada por profissional odontólogo, limpezas, etc. Ainda de acordo com o relatório do projeto OdontoSesc,  309 pacientes estão em atendimento, e 123 tratamentos já foram concluídos.

Importância do projeto

Para o secretário de Saúde Alexandre Fagundes, o Projeto OdontoSesc veio ao encontro das necessidades da população no que tange a saúde bucal, além disso também é uma forma de fomentar novas políticas públicas nesta área e, principalmente, promover o acesso dos munícipes ao atendimento básico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “O projeto é uma forma de fortalecer o atendimento em saúde bucal da saúde na família, e em mais de dois meses de atendimento, que é o previsto, proporcionar a população carente acesso a esses serviços”, explica.

Fagundes ressalta ainda que o Projeto OdontoSesc não é somente atendimentos clínicos, mas também tem a finalidade educativa e preventiva que engloba escolas e grupos que contam com palestras e demais orientações sobre saúde bucal e demais assuntos interligados, e que vem sendo feitas pela equipe do Sesc com parceria da Secretaria de Saúde.

Conforme o prefeito Jairo Ebeling, o projeto é especialmente direcionado ao público que muitas vezes não tem condições de buscar atendimento odontológico em consultórios privados, e agora tem a oportunidade de receber este atendimento de maneira rápida e com qualidade. “Temos percebido neste primeiro mês de atividades que a busca por tratamento odontológico no OdontoSesc tem sido grande, e isso nos deixa felizes, visto que a iniciativa veio ao encontro das necessidades da população”, destaca Ebeling.

O prefeito acrescenta que, além do atendimento clínico, o projeto OdontoSesc busca proporcionar conhecimento a público de várias idades com relação a diversos temas que são pertinentes ao cotidiano das famílias cunha-porenses. “Esse trabalho social que vem ocorrendo paralelamente aos tratamentos odontológicos também tem efeitos positivos, pois atua na orientação e prevenção, que são fundamentais para se ter uma saúde de qualidade”, evidencia o líder do Executivo.