Agentes de Saúde recebem certificado de conclusão de curso

Foi realizada, na noite de quarta-feira (10), a formatura de 23 agentes comunitários de saúde que estavam sendo capacitados pelo Instituto Federal de Santa Catarina (ISFC) – Campus de São Carlos -, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso teve duração de 400 horas/aula e teve como principal objetivo a qualificação profissional em Agente Comunitário de Saúde, com habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, fundamentadas nos conhecimentos técnico-científicos, éticos, políticos e educacionais, com perfil e competência para execuções de ações em saúde que visem a promoção e prevenção da saúde de determinado indivíduo ou grupo populacional, a fim de contribuir para a otimização dos serviços de saúde e a melhoria da qualidade da saúde da população.

Durante a formatura foi realizada a entrega dos certificados, que contou com a presença do prefeito Jairo Ebeling; da chefe de Departamento de Ensino do IFSC São Carlos, Margarida Hahn; da assistente de alunos Gabriela Perdoná; da orientadora do Pronatec Alessandra Arenhart, assim como Viviane Müller, diretora de Indústria e Comércio e Coordenadora do Pronatec do município.

Para Viviane, o curso de formação inicial e continuada de Agente Comunitário de Saúde contribuiu para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, assim como também com a formação humana e com o desenvolvimento socioeconômico, formando profissionais capazes de entender o perfil epidemiológico e identificarem situações de risco em sua área de atuação, além de profissionais atuantes socialmente e na promoção da saúde.

Margarida fez uso da palavra parabenizando o grupo por ter buscado aperfeiçoamento na área da saúde, visto o importante trabalho que vem sendo feito nas comunidades. Disse também que a capacitação vai contribuir com o trabalho diário e para o bem estar das pessoas. “Agradeço ao prefeito pela parceria na realização deste curso, e colocamos o IFSC a disposição para novas capacitações, pois nossa missão é oferecer subsídios para agregar ao desenvolvimento das pessoas, municípios e País”, enalteceu a chefe de Departamento de Ensino do IFSC São Carlos.

O prefeito, em seu pronunciamento, disse estar feliz pela conquista de cada agente de saúde, assim como o trabalho que vem sendo desempenhado por eles no município de Cunha Porã. “Certamente este curso vai contribuir com as ações que já estão sendo executadas, e nós certamente vamos valorizar o grupo pelo esforço e dedicação de buscar mais conhecimento nesta área”, ressaltou Ebeling.