Dia Mundial do Doador de Sangue: Faça sua parte

Em 2004 a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue, com o objetivo de homenagear e agradecer todos aqueles que contribuem e ajudam a salvar vidas. Doar sangue é um ato simples, que não prejudica a saúde, mas que pode contribuir com muitas outras pessoas que necessitam.

Como é feita a doação de sangue?

Durante a doação é retirado aproximadamente 450 ml de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. Essa coleta é feita por profissional capacitado, sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador. Além disso, o ambiente é limpo e confortável, com material descartável, sendo que o processo da doação de sangue leva em torno de 55 minutos.

Por que doar sangue?

Diariamente em todo mundo acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias. Por isso, um pequeno gesto pode fazer grande diferença e salvar uma vida.

Outro motivo para ser um doador, é o fato de ser um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue também é uma atitude de solidariedade, cidadania e amor.

O que é preciso para doar sangue?

Para poder ser um doador de sangue é preciso ter idade entre 18 e 69 anos; ter boas condições de saúde – sem feridas ou machucados no corpo. Também é necessário pesar mais que 50 quilos, ter repousado bem na noite anterior à doação e evitar uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

É importante que os doadores evitem o jejum, e façam refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação. No dia da doação é preciso apresentar documento de identidade com foto, seja ele: carteiras de identidade, profissional ou de motorista.

Outra importante informação aos voluntários é que é preciso observar os intervalos de doação, sendo para mulheres de 90 dias e três doações nos últimos 12 meses. Para homens é de 90 dias para quatro doações nos últimos 12 meses.

Faça sua parte

Se você quiser ser um voluntário e ajudar salvar vidas, faça sua parte: procure o Hemocentro Regional de Chapecó, localizado na Rua São Leopoldo, nº 391 D, Bairro Esplanada. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e o telefone de contato é: (49) 3700 6400. Além disso, todo terceiro sábado de cada mês também é prestado atendimento, no horário das 8h às 16h.

Na oportunidade a Secretaria de Saúde de Cunha Porã parabeniza e agradece a todos os doadores do município, e conta com a colaboração de mais voluntários para que num elo ainda maior seja possível salvar mais vidas. “Lembre-se, o próximo a precisar pode ser você! Colabore, doe sangue”.