Projeto OdontoSesc apresenta relatório final das atividades

Após 40 dias de execução, na última semana foi encerrado o projeto OdontoSesc no município de Cunha Porã – uma parceria do Sesc Chapecó com o governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, que consistiu no atendimento odontológico dos munícipes através da instalação de um módulo móvel que contou com quatro gabinetes equipados e direcionados aos atendimentos da atenção básica. Neste período em que esteve no município, o projeto OdontoSesc desenvolveu atividades clínicas e de educação em saúde.

Com o propósito de apresentar os resultados de execução do projeto, na manhã da quinta-feira (9), a coordenadora OdontoSesc Gabriela Krusser Rossi e a assistente social e educadora em Saúde Sandra Peretto realizaram visita ao prefeito Jairo Ebeling, para entregar o relatório final das ações. Também estiveram presentes a diretora de Saúde, Lúcia Krieser (representando o secretário Alexandre Fagundes), secretária de Educação Crisane Frey e a assessora de Programas Sociais e representante da Secretaria de Assistência Social, Irma Kesseler.

No decorrer da manhã Gabriela e Sandra explanaram as ações e dados estatísticos obtidos com o projeto no município de Cunha Porã. Em procedimentos clínicos foram atendidas 63 emergências; realizadas 301 radiografias periapicais e/ou oclusais; 3.700 dentísticas e 613 cirurgias. Além de 1.265 atendimentos de periodontia; 1.843 ações de clínica preventiva; 219 medicações receitadas e 314 tratamentos de endodontia. Os pacientes atendidos somam 2.378.

Já sobre as ações de educação em saúde, diversas foram às atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, que contaram com parceria das secretarias, por meio de seus profissionais. O número de atendimentos nesta área somou 7.313 e envolveu grupos de idosos, estudantes, gestantes e público em geral, que puderam acompanhar palestras, vídeos educativos, orientações/escovações supervisionadas, dinâmicas, etc.

Entre as atividades realizadas estiveram palestras com foco principal para: Saúde bucal; Noções de primeiros socorros; Higiene pessoal, coletiva e mental; Inserção no mercado de trabalho; Alimentação Saudável; Sexualidade e Bullyng. Também foi promovido o encontro 100% livre do cigarro, marcando o Dia Mundial Sem Tabaco. Para encerrar o projeto, foi feita a Mostra Ação Sorriso, que objetivou demonstrar a amplitude e abrangência das ações preventivas de saúde bucal desenvolvidas pelo Sesc/SC.

O prefeito Jairo Ebeling se mostrou bastante satisfeito com as ações do projeto OdontoSesc, e sinalizou uma possível parceria futura para novamente proporcionar estes serviços aos munícipes. Segundo Ebeling, o projeto foi surpreendente pelo número de atendimentos realizados e a parceria trouxe benefícios ao povo, atendendo as demandas reprimidas que existiam no município.

“Atendemos parte da população que necessitava desse tipo de serviço e com custo reduzido. Por outro lado criou-se uma expectativa para dar seguimento nos tratamentos dentários nas Unidades de Saúde do município que serão viabilizados pelos profissionais, a fim de que possamos equacionar boa parte dessa demanda”, enfatiza Ebeling.