Professores da educação infantil participam de avaliação

Tendo como local a Escola Núcleo Número Um, foi realizado, no dia 14 de setembro, um encontro com avaliação envolvendo todos os professores que atuam na educação infantil do município de Cunha Porã. Também participaram da atividade a secretária de Educação Crisane Frey e as coordenadoras pedagógicas Marcia Dall Agnol e Mara Becker. O principal objetivo da atividade foi dialogar sobre as disciplinas desenvolvidas na educação infantil, a exemplo de: Música, Inglês, Contação de História e Educação Física.

Segundo as coordenadoras pedagógicas, é sabido que a educação infantil é a base e alicerce do estudante, em que os conceitos são construídos, sendo um dos momentos mais importantes da educação, pois se trabalha a estruturação da criança. Se ela está bem estruturada, enfrenta as dificuldades de forma muito melhor. “Então, de maneira lúdica, nossas crianças aprendem a se situar no espaço da escola e da sala de aula, desenvolvem a coordenação motora, a linguagem e a sociabilidade, além de entrarem em contato com conceitos de leitura, escrita, ciências, matemática e artes, dentre outros conteúdos”, explicam. 

Além disso, na educação infantil, o aluno desenvolve as coordenações motoras grossa e fina, aprende conceitos de letramento, conhece o mundo das letras, ouve histórias, dramatiza e tem contato com livros infantis. Nesta fase, ela deve brincar, dançar, cantar, movimentar-se e poder se expressar de formas diferentes. “Pensando nisso e de acordo com a LDB, foram inseridas na educação infantil as disciplinas de Educação Física, Inglês, Música e Contação de História, além das demais que já vem sendo trabalhadas”, comentam Marcia e Mara.

Com esses propósitos e para assegurar que a aprendizagem dos alunos seja significativa e apresente resultados positivos, os profissionais estiveram reunidos para avaliar como vem transcorrendo a aplicação destas disciplinas nos Centros de Educação Infantil. Portanto, falou-se sobre a importância do planejamento, do comprometimento de cada um e dos objetivos a serem alcançados em relação à aprendizagem do aluno.

“Foi um momento muito importante, pois ouviu-se o que cada professor tinha a dizer sobre seu trabalho realizado junto aos alunos, considerando este encontro de extrema importância, pois nós educadores precisamos rever sempre nossas práticas pedagógicas e que trabalhando juntos os resultados são bem melhores”, avaliam.