Paciente de Cunha Porã é transportado de helicóptero por equipe do SaerFron

No fim da manhã de terça-feira (22), esteve no município de Cunha Porã o helicóptero do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SaerFron) juntamente com as equipes do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Sara) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação teve como propósito transportar para Xanxerê um paciente de iniciais E. J., 61 anos, que deu entrada no pronto-socorro do Hospital de Cunha Porã nesta mesma manhã, em estado grave, apresentando sintomas de infarto.

Profissionais do Hospital de Cunha Porã e a Polícia Militar também estiveram envolvidos na ação. O pouso do helicóptero inicialmente estava previsto para ocorrer em frente ao Hospital, fato que não foi possível, sendo então direcionado para o campo do Esporte Clube Cunha Porã.  Conforme a equipe do SaerFron, o transporte do paciente por terra levaria em torno de duas horas. Já com o auxílio do helicóptero o tempo estimado era de 17 minutos.

Este é o primeiro atendimento desta natureza em Cunha Porã e permitiu agilidade no pronto atendimento ao paciente. Para haver o transporte pela equipe do SaerFron e Sara é necessário uma avaliação do estado clínico do paciente que é feito através de contato do médico da unidade hospitalar com a regulação do Samu, que define, por meio de informações de exames, a gravidade da situação. Após essa avaliação o Samu aponta qual o transporte mais indicado para a transferência do paciente para outra unidade hospitalar.

 

 

Colaboração: Jornal Oeste Popular.