Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem continuidade em Cunha Porã

No mês março iniciou em Cunha Porã o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Um compromisso formal assumido pelos governos federais, estaduais e municípios que asseguraram que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

O plano é um conjunto integrado de programas, materiais, referências curriculares e pedagógicas que são disponibilizados pelo MEC. Os programas contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Estas ações apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores alfabetizadores, os materiais didáticos e pedagógicos, avaliações, gestão, controle social e mobilização.

Na formação continuada de professores alfabetizadores foram definidos conteúdos que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização. O primeiro ciclo são os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças. Já segundo é o planejamento e avaliação das situações didáticas.

Para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização. O pacto de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores segue o seguinte processo de formação em curso presencial. Em 2013 foram trabalhados conteúdos curriculares com ênfase em Linguagem, durante um período de 120 horas no total.  As estratégias formativas priorizadas neste ano foram as atividades de estudo, planejamento e socialização da prática.

Já para 2014 serão aprofundados e ampliados os temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática.  Essa formação será conduzida por orientadores de estudos, totalizando um período de 160 horas.

Em Cunha Porã a Orientadora de estudos é a Professora Marcia Kuhn Dall Agnol. O encontro vem sendo realizados nas segundas-feiras na escola Núcleo Numero Um, onde participam do curso doze professoras que atuam nas turmas do primeiro ao terceiro ano. As professoras participantes são: Angela de Valle, Diane Jandt, Elisa Kuttner, Guerli Laux, Iraci Fioreze, Leonides Mayer, Marcia Correa, Marcia Buss, Marcia Borstmann, Marceli Karling, Marta Pappen, Simone Bohes.