Grupo Saúde Mental tem encontro com orientações

A Secretaria de Saúde de Cunha Porã promoveu, na tarde de quarta-feira (19), mais um encontro do grupo Saúde Mental. Na oportunidade também estiveram presentes agentes comunitárias e profissionais dos Estratégias Saúde na Família 1 e 4.

Em pauta esteve a palestra: Prevenção do Suicídio, que foi ministrada pela enfermeira especialista em Saúde Mental Veridiana Zordan. Segundo a profissional, o principal objetivo foi trabalhar o assunto que ainda é tabu na sociedade, e tendo em vista o alto índice de suicídios no município e na região Oeste catarinense. “Também foi em alusão ao Setembro Amarelo, mês em que se evidenciou a campanha de prevenção ao suicídio”, ressalta.

De acordo com Veridiana é importante estar alerta para frases como: “eu preferia estar morto”; “estou cansado do mundo”; “isto logo vai acabar”; “os outros vão ser mais felizes sem mim”, entre outras. A profissional explica que estas frases são mensagens de intenções suicidas.

A enfermeira especialista em Saúde Mental destaca que o indivíduo com risco suicida deve procurar ajuda nos Postos de Saúde, para iniciar tratamentos e acompanhamento com profissionais, além disso, a família é de extrema importância para as pessoas que estão pensando em se matar. “Pessoas que estão em sofrimento mental precisam ser ajudadas, e não julgadas”, pondera Veridiana.