Município conta com Programa Família Acolhedora

O Município de Cunha Porã, por meio da Secretaria de Assistência Social, conta com o Programa Família Acolhedora, uma ação que consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por período indeterminado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social. Entre as competências da Família Acolhedora, além de receber essas crianças ou adolescentes, é também fazer com que elas se sintam integradas, e que posteriormente possam retornar às suas famílias biológicas ou substitutas.

De acordo com as técnicas responsáveis pelo Programa no Município, assistente social Katyane Koch e psicóloga Any Franciny Schmitt, toda família acolhedora recebe uma ajuda de custo, sendo que podem se cadastrar casais, mulheres e homens solteiros.

As profissionais ressaltam que para o cadastro de famílias ou indivíduos neste Programa são analisados alguns critérios: disponibilidade afetiva; ter idade entre 25 e 55 anos; estar em boas condições de saúde física e mental; não possuir antecedentes criminais; ter uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

Para se inscrever no Programa Família Acolhedora os documentos necessários são: documentos pessoais, como identidade e CPF; comprovantes de residência e de rendimentos; certidão negativa de antecedentes criminais; além de atestado de saúde física e mental. “Pedimos aos munícipes cunha-porenses que tenham interesse em se cadastrar para ser uma Família Acolhedora, para que entrem em contato com a equipe responsável, junto à Secretaria de Assistência Social. Seja uma Família Acolhedora”, enfatizam Katyane e Any.