Secretaria de Educação divulga cronograma de atividades que antecedem o ano letivo

A Secretaria de Educação de Cunha Porã está mobilizada para o início do ano letivo de 2017, que está programado para ocorrer no dia 20 de fevereiro. Para isso, uma série de atividades foi elencada a fim de que tudo esteja pronto para receber em torno de 1.100 alunos, distribuídos nos oito estabelecimentos de ensino da rede municipal.

De acordo com a secretária de Educação, Marise Schmidt, a programação envolvendo os profissionais da rede municipal já inicia no dia 3 de fevereiro, em que todos os professores efetivos do ensino fundamental estão convocados para comparecer no Salão Nobre da Prefeitura, a partir das 14h, para escolha de aula. Ainda neste mesmo dia e local, às 16h, será a vez das auxiliares de serviços gerais efetivas participarem de reunião organizacional.

Para o dia 6 de fevereiro, todos os profissionais da Educação estão convocados para uma palestra, cujo tema é: “A Espiritualidade como caminho para a Paz do Profissional da Educação”, que será ministrada por Alain Baderha Kalema, no horário das 8h às 11h, no Salão Nobre da Prefeitura. Já no dia 7 estão programadas oficinas, sendo de manhã, a partir das 8h, para a educação infantil e ensino fundamental; e à tarde, às 13h, para a educação infantil.

A programação do dia 8 de fevereiro conta com planejamento envolvendo a equipe que atua no ensino fundamental, a partir das 13h. No dia 9, todos os profissionais estarão reunidos para estudo do Estatuto do Servidor e da Lei nº 58, que contará com explanações da equipe de Recursos Humanos e Departamento Jurídico da Prefeitura de Cunha Porã.

Nos dias 10; 13 e 14 de fevereiro os profissionais estarão dedicados aos trabalhos em seus respectivos estabelecimentos de ensino. Dia 15 será feita a escolha dos Admitidos em Caráter Temporário (ACTs). Além disso, nos dias 16 e 17 os professores do ensino fundamental terão treinamento do Programa CooperJovem; enquanto a equipe da educação infantil estará nos estabelecimentos para organização de salas de aula, reunião com direções e planejamento com equipe pedagógica.

Aulas iniciam dia 20

Para o dia 20 de fevereiro está agendado oficialmente o início do ano letivo de 2017 na rede municipal de ensino de Cunha Porã. Segundo Marise, neste dia também estará em pleno funcionamento o transporte e a merenda escolar, sendo que os alunos também já devem comparecer uniformizados em seus respectivos estabelecimentos de ensino, onde estão matriculados. “É importante ressaltar aos pais que queiram obter a lista de materiais escolares, que a mesma estará disponível na Secretaria de Educação, a partir do dia 1º de fevereiro”, lembra.

A secretária de Educação explica que no decorrer das últimas semanas algumas medidas foram adotadas, com vistas para o marco deste início de ano letivo. Entre as ações e melhorias estão as dedetizações nas escolas; limpeza de caixas d’água; pinturas; entre outras. “Tudo está sendo organizado com carinho para receber nossos alunos. Mas este também será um ano de prudência, visto a situação econômica de todo País. Vamos priorizar o trabalho coletivo para garantir um ensino de qualidade, como sempre primamos”, evidencia.

Outro aspecto importante mencionado pela gestora diz respeito à paralização das atividades nas creches pelos próximos dias. “Pedimos a compreensão dos pais em decorrência desta parada, mas é de fundamental importância, pois é neste tempo que os profissionais estarão envolvidos em capacitações e as escolas precisam ser devidamente preparadas para receber as crianças. Nosso objetivo é oferecer o melhor, e para que isso seja possível, também precisamos deste tempo para nos organizar”, pondera Marise.