Material pedagógico de combate ao Aedes aegypti é repassado a diretores de escolas

Durante a manhã do dia 16 de março a Secretaria de Educação reuniu diretores das escolas municipais e estaduais para deliberar sobre temas relacionados ao ensino/aprendizagem dos estudantes do município de Cunha Porã. Na oportunidade também esteve presente a coordenadora da Sala de Situação Angela Rieger Kölln e a agente de Endemias Aline Grade, da Secretaria de Saúde, que falaram sobre a atual realidade dos focos do mosquito Aedes aegypti no município.

As profissionais mencionaram o constante trabalho que vem sendo realizado diariamente por agentes de Saúde e Endemias no combate ao transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e agora também Febre Amarela. Mas que mesmo com todos os esforços das equipes, o número de focos do mosquito continua subindo, preocupando a todos, em razão da possibilidade de uma epidemia.

Angela e Aline também reforçaram a importância dos estudantes e profissionais que atuam nas escolas em continuar utilizando repelente. Além disso, falaram sobre os cuidados nas escolas, a exemplo de cisternas, caixas d’água, calhas, ralos, lixeiras, pratos de flores, geladeiras, bromélias, entre outros – cuja atenção para estes itens é para que estejam bem vedados ou que não acumulem água. Tais ações também são válidas para todos os imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais.

Ainda durante reunião, as profissionais da Saúde efetivaram a entrega de folders e DVDs educativos aos diretores, para que sejam desenvolvidos trabalhos em sala de aula com os estudantes. Este material foi repassado à Secretaria de Saúde por meio da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) com vistas para o incentivo ao combate do mosquito Aedes aegypti, desde a criança até os adultos.