Cunha-porenses participam de Conferência Regional de Saúde das Mulheres

Foi realizada, no dia 16 de maio, a 1ª Conferência Regional de Saúde das Mulheres, que teve como sede a Câmara de Vereadores de Pinhalzinho e reuniu os 23 municípios que integram a Comissão de Intergestores Regionais (CIR) Oeste Chapecó, cujo debate foi norteado pelo tema: “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

A palestra contou com explanações da assessora em Saúde, Marli Fatima Agostini, e objetivou elencar 40 propostas que serão apresentadas na etapa estadual, que ocorre nos dias 13 e 14 de junho de 2017, em Florianópolis. Além disso, também foram escolhidos os quatro delegados dos municípios participantes. Cunha Porã também esteve representado na Conferência Regional, e participará da etapa estadual com os delegados: Alexandre Lencina Fagundes, Esther Huff, Adriane Moroni e Dalva Brandt.

Conforme Fagundes, estas discussões fazem parte da construção do SUS, que é dinâmica e progressiva. “Todas estas ações tem a finalidade de cada vez mais melhorar os serviços de saúde, possibilitando à garantia a universalidade e a integralidade com equidade do SUS”, ressalta o secretário de Saúde de Cunha Porã.

Posterior a etapa Estadual, os apontamentos serão levados à 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que está programada para ocorrer no período de 1º a 4 de agosto de 2017, em Brasília.