O ensino de música nas escolas de Cunha Porã

Na última sexta-feira (08) foi realizada nas dependências da Escola Núcleo Número Um de Cunha Porã, uma exposição de instrumentos musicais confeccionados pelos próprios alunos e suas famílias. A ideia foi tão boa, que mais escolas de rede municipal vieram participar do evento. Os alunos gostaram muito das atividades pois tiveram a oportunidade para ouvir e tocar alguns instrumentos.

Segundo a professora kety Adriana Bichet, a musica contribui muito na formação integral do indivíduo. Reverencia os valores culturais. Difunde o senso estético. Promove a sociabilidade e a expressividade. Introduz o sentido de parceria e cooperação. Auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. Há várias formas de se trabalhar a Música na escola, por exemplo, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos.

O ensino de música é tão importante para o estímulo da criatividade infantil que tornou-se novamente obrigatório nas escolas brasileiras de ensino infantil e  fundamental desde 18 de agosto de 2008 através da   lei nº 11.769. Desta forma todas as escolas brasileiras terão três anos para adaptar seu currículo na área de artes.

O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.

Publicado por: Gabriela Zamboni