Contação de história é tema de oficina

 Contação de história é tema de oficina

 

Nos dias 22 e 23 de abril a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em parceria com as Associações de Municípios Catarinenses e Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), promoveu uma oficina de Contação de História. O encontro foi realizado no auditório da Ameosc, em São Miguel do Oeste, e contou com profissionais dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), professores da educação infantil e séries iniciais de toda região, a exemplo das cunha-porenses Eliane Becker – coordenadora do projeto Contação de História no município – e Noili Nilson.

A capacitação teve como principal objetivo proporcionar aos participantes a vivência da atividade de Contação de História associando teoria e prática, buscando estimular o discurso e contribuindo para o desenvolvimento pessoal, profissional e de descoberta das novas potencialidades. Esta iniciativa também visa incentivar o hábito da leitura e promove a reflexão de valores.

Durante encontro os profissionais puderam trocar experiências, interagir e participar de ampla programação que contou com poesias, atividades ligadas à Contação de História, além de exercícios relacionados a preparação do contador, expressão vocal e corporal, elementos e figurino. Também foram tratados aspectos sobre a preparação do texto, a dramatização e declamação, cantigas e, por fim, feita avaliação de todas as ações propostas. Os dois dias de oficina foram ministrados por Eva Lenita Trierveiler, que é graduada em Pedagogia e especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais.