Polícia Militar, Educação e Escolas formam mais uma turma do Proerd

Cento e vinte e quatro crianças participaram, na tarde de quarta-feira (12), da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), uma parceria entre Polícia Militar, Governo Municipal de Cunha Porã, por meio da Secretaria de Educação, e escolas Núcleo Número Um, Patrício João de Oliveira, Tiradentes e Tupinambá.

A programação ocorreu na Associação dos Servidores de Cunha Porã (Ascup) e contou com juramento ao Proerd; indicação de leitura de redação, cuja aluna escolhida foi Carla Maria Persch, da Escola Núcleo Número Um. Teve ainda entrega de certificados, homenagens aos instrutores que atuaram em Cunha Porã policiais militares Rogério Togni e Jonathan Dalla Corte, sorteio de duas bicicletas patrocinadas pela Cooperativa Regional Auriverde e Sicredi – sendo ganhadoras as alunas Mariani Jahnel e Bruna Assoni, ambas da Escola Núcleo Número Um – bem como entrega de mascotes do Programa proporcionados pelo Sicoob.

Fizeram parte da mesa de honra o comandante da 3ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de Maravilha, capitão Altair Lisot; comandante do Grupamento de Polícia Militar de Cunha Porã, terceiro sargento Clóvis Wenzel; vice-prefeito Alencar James Post – representando o Executivo Municipal; presidente da Câmara de Vereadores Nadia Barbieri; secretária de Educação, Cultura e Esportes, Simone Drehmer; conselheira tutelar, Doraci Engler; e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Cunha Porã, cabo Diego Weschenfelder.

Também participaram os apoiadores do Proerd em Cunha Porã, vice-presidente da Cooperativa Regional Auriverde, Daniel Ferrari; presidente do Sicoob, Hermes Barbieri; e gerente do Sicredi, Marcos Rodrigo Bertei. O evento foi prestigiado por pais, familiares, direção e professores das escolas das redes municipal e estadual, colaboradores das entidades parceiras, vereadores, servidores públicos e a comunidade.

Proerd em Cunha Porã

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é desenvolvido em Santa Catarina há 21 anos e tem como princípio orientar crianças e jovens do 5º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual a dizer não às drogas e resistirem à violência, tomando decisões seguras, saudáveis e responsáveis.

Durante as aulas do Proerd, os instrutores trabalham com o método chamado “Caindo na Real”, que busca fazer com que o aluno reflita sobre suas opções e tome a melhor decisão, com base no modelo “Tomada de Decisão Proerd”, composto de quatro passos a serem seguidos: Defina; Analise; Atue; e Avalie. Ao todo, já concluíram o Proerd em Cunha Porã, 3.280. Segundo a Polícia Militar, esse número aponta que 30% da população do município já passou pelo Proerd.