Banda Morada do Verde intensifica ensaios

Formada por criança e adultos, a Banda Morada do Verde vem intensificando nos últimos meses os ensaios com vistas para as apresentações programadas para o mês de julho, durante as festividades alusivas aos 61 anos de Cunha Porã.

Sob regência dos instrutores de Música Ruben Knebel e Vanderlei Gonçalves (popular Tilico), a Banda Morada do Verde é composta por instrumentos de cordas e sopros, além de bateria.

De acordo com os instrutores, a Banda Morada do Verde é um resgate da musicalidade e também de preservação da cultura. Além disso, muitos integrantes da banda também fazem parte da Fanfarra Municipal e todas estas atividades visam engrandecer as potencialidades musicais existentes no município.

Aulas na Casa da Cultura

Além dos voluntários que atuam na Banda Morada do Verde, uma parte dos integrantes são alunos dos cursos de Música, disponibilizados gratuitamente pela Casa da Cultura, com apoio do Governo Municipal de Cunha Porã.

Entre as opções estão as aulas de sopro, coordenadas pelo instrutor Vanderlei Gonçalves (Tilico). As atividades são realizadas às terças e quartas-feiras e envolve as categorias mirim e adulto, contando atualmente com cerca de 30 alunos.

As aulas de instrumentos de cordas (viola, violão e baixo) são ministradas pelo instrutor Ruben Knebel, todas as terças e quartas-feiras. Aproximadamente 60 alunos integram estas atividades.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Simone Drehmer, é importante valorizar a cultura local, bem como incentivar tanto crianças como adultos a promover esse resgate musical. “A música é uma forma de expressão e, além do lazer, também proporciona conhecimento, busca ativar a concentração e o bem-estar emocional”, destaca Simone.