Vice-prefeito e secretário de Agricultura visitam gabinetes parlamentares em Brasília

Na semana que passou o vice-prefeito de Cunha Porã, Alencar James Post, e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Liandro Jagnow, estiveram em Brasília cumprindo uma série de visitas a gabinetes parlamentares, em especial dos representantes catarinenses.

A viagem teve por objetivo verificar o andamento de projetos já encaminhados em favor do município de Cunha Porã, assim como pleitear novas verbas levando em conta que em outubro encerram-se os prazos para encaminhamentos pertinentes as emendas impositivas.

Entre as visitas estiveram aos deputados Celso Maldaner, Pedro Uczai, Darci de Matos, Ricardo Guidi, Carmen Zanotto, Caroline De Toni e Carlos Chiodini. As lideranças de Cunha Porã ainda estiveram com os senadores Dário Berger e Jorginho Mello.

Ainda em Brasília Post e Jagnow participaram da Mobilização Municipalista, realizada no dia 17 de setembro e organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento teve por objetivo debater pautas que dizem respeito ao desenvolvimento dos municípios brasileiros, entre as quais destacaram-se a Proposta de Emenda à Constituição 98/2019 – que trata dos recursos da cessão onerosa do pré-sal; a Reforma da Previdência; a Lei Kandir – que se refere a distribuição do Fundo Social; a Reforma Tributária, sendo que a CNM defende uma reforma completa, que abranja mudanças no recolhimento sobre bens, serviços, renda e patrimônio.

Além disso, ainda foi debatido sobre o acréscimo de 1% na participação dos Municípios no Imposto de Renda (IR) e Sobre Produtos Industrializados (IPI) junto ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que proporcionaria um equilíbrio aos cofres das prefeituras. Outros pontos que também entraram em pauta foram a distribuição justa do Imposto Sobre Serviço (ISS); Prazo para fim dos lixões; Novas leis de licitações; e Execução direta de emendas.

Na avaliação do secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Liandro Jagnow, foi uma viagem positiva no sentido de gerar proximidade com os parlamentares, pleitear recursos e poder expor os anseios que dizem respeito a municipalidade. “Ficamos felizes com os encaminhamentos e, em breve, temos a certeza de poder anunciar esta destinação de verbas ao município por parte dos parlamentares”, assinala Jagnow.