Censo Demográfico 2020 pauta reunião entre Executivo e IBGE

Na manhã desta segunda-feira (7) foi realizada em Cunha Porã a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020, contando com a presença do prefeito Jairo Ebeling; do coordenador de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Alessandro Neumann; representante do Legislativo e os secretários, de Assistência Social Ilhana Piazzolo; de Educação, Cultura e Esportes Simone Drehmer; e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Liandro Jagnow.

Durante a reunião Neumann falou do edital de vagas para coordenador e agentes censitários, cujas inscrições encerram no dia 15 de outubro e devem ser feitas diretamente no site do IBGE. Para ambas as funções é necessário ter nível médio completo. As provas estão previstas para 8 de dezembro e serão realizadas em 1.031 municípios.

Já com relação ao Censo Demográfico 2020, o profissional ressaltou a importância quanto a retratação da realidade de cada município, bem como suas características socioeconômicas. Por isso se faz necessário que a população contribua prestando as informações corretas.

Conforme o profissional, é através dos dados produzidos pelo Censo que se destina, por exemplo, o repasse de verbas federais para cada um dos municípios brasileiros, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Além disso, com estes dados também é possível implementar as mais diversas políticas públicas, com destaque para aquelas relacionadas à saúde e educação, e servir de referência para a produção das estimativas populacionais e o planejamento das pesquisas amostrais, sejam elas do IBGE, de outros órgãos produtores de estatísticas oficiais ou dos mais diversos institutos privados de pesquisa”, reforçou o coordenador de área Alessandro Neumann.