Secretaria de Saúde reorganiza atendimentos das Unidades Básicas

A decisão de reorganizar as Unidades Básicas de Saúde de Cunha Porã tem como objetivo adotar medidas em tempo hábil diante do enfrentamento do coronavírus (Covid-19). Desta forma, conforme explica o secretário de Saúde, Alexandre Fagundes, todas as pessoas que tiverem sintomas de gripe (febre alta acima de 37,8º, coriza, dor de garganta, mal-estar) serão atendidas na Unidade Básica de Saúde em frente à Praça da Bandeira.

Demais pessoas com demandas de saúde serão atendidas na Unidade de Saúde ao lado do Fórum. Todas as atividades da Secretaria passíveis de adiamento, serão adiadas. Com relação ao transporte de pacientes, serão feitos somente em casos pontuais, como oncologia e hemodiálises.

O gestor enfatiza que pessoas que apresentarem sintomas gripais procurem a Unidade de Saúde da Praça da Bandeira, para atendimento e para que sejam tomadas as medidas necessárias. “Toda equipe está treinada, com capacidade técnica para avaliar a situação e dar encaminhamento aos pacientes. Os profissionais inclusive estão utilizando equipamento de proteção individual (EPIs)”, afirma.

Além disso, Fagundes salienta que o momento não é de pânico, mas cada um precisa fazer sua parte na sociedade, as pessoas devem ainda cuidar com o compartilhamento das informações, buscando saber sua procedência e evitando disseminar notícias falsas.

O público mais suscetível ao coronavírus são os idosos, entretanto, todas as pessoas podem ser acometidas pela doença. “Por isso, todos devem se cuidar, adotando hábitos de higiene e proteção, visto que o coronavírus tem um alto poder de transmissibilidade e quanto mais cuidados, menor será a possibilidade desta propagação”, explica Fagundes.

“Procure por atendimento somente em casos de urgência, caso contrário, permaneça em casa, evitando o convívio social”, solicita o secretário de Saúde de Cunha Porã, reforçando a necessidade de medidas individuais pelo bem da coletividade.