Vacinação contra Influenza para primeiro grupo encerra dia 15

Conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Influenza foi antecipada e o primeiro grupo a ser imunizado contempla idosos acima de 60 anos e trabalhadores da Saúde. Em Cunha Porã, a vacinação vem ocorrendo em sala comercial em frente à Unidade de Saúde próxima ao Fórum, evitando aglomerações como forma de proteção em decorrência da pandemia do coronavírus. Além disso, as pessoas também são orientadas a manter distanciamento umas das outras.

Para este primeiro grupo contemplado com a Campanha, a estimativa é vacinar 1.616 idosos acima de 60 anos, e cerca de 200 trabalhadores da Saúde. De acordo com os dados repassados pela equipe da Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde de Cunha Porã, até o final da tarde de terça-feira (7), haviam sido vacinados cerca de 85,58% dos idosos; e 103,38% trabalhadores da Saúde. Cabe ressaltar que para este grupo a vacinação encerra no próximo dia 15 de abril.

A equipe da Sala de Vacinas reforça a importância de os públicos-alvo buscarem esta imunização seguindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde. Após o dia 15 de abril, e se estendendo até 4 de maio, deve iniciar o segundo grupo, que contempla professores; profissionais das forças de segurança e salvamento; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, bem como outras condições clínicas especiais.

Posteriormente, a partir de 9 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com deficiências e adultos de 55 a 59 anos.

O Dia D de Vacinação ocorre em 9 de maio, com atendimento diferenciado para que as pessoas que fazem parte da Campanha tenham uma oportunidade a mais de se protegerem. Para todo público que inclui-se nesta Campanha é necessário levar cartões de Vacinação e do SUS.