Segundo grupo de vacinação contra a gripe sofre alterações: público deve ficar atento

Está em andamento em todo Brasil a Campanha de Vacinação contra a Influenza, antecipada pelo Ministério da Saúde e dividida em grupos de imunização. Até a última quarta-feira (15) estavam sendo vacinados idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da Saúde.

A partir desta quinta-feira (16), e se estendendo até dia 9 de maio, tem início o segundo grupo de imunização. Entretanto, diferente do cronograma inicial, o segundo grupo sofreu alterações, e por isso o público deve ficar atento e seguir o novo cronograma, normatizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), por meio da Divisão de Imunização.

O novo grupo agora compreende: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Além de população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Cabe salientar que em Cunha Porã a vacinação vem ocorrendo em sala comercial em frente a Unidade de Saúde próxima ao Fórum. A Secretaria de Saúde ainda esclarece que para receber a vacina, os caminhoneiros deverão apresentar algum documento que comprove a profissão, como: carteira de trabalho; contracheque com documento de identidade; carteira de sócio de sindicato dos transportes; carteira de habilitação compatível com a função; ou crachá funcional. O mesmo vale para motoristas de transporte coletivo. Para as pessoas que vão receber a vacina, a orientação é manter distanciamento umas das outras na fila; usar máscaras; e levar cartões do SUS e de Vacinação.