Família Acolhedora, entenda a importância deste gesto de amor

O programa Família Acolhedora desempenha papel importante no município de Cunha Porã, pois tem o objetivo de cadastrar e capacitar famílias para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupo de irmãos em situação de risco pessoal e social. Além da acolhida e amparo, o papel desta família será dar amor e a capacidade de convivência familiar e comunitária em um ambiente saudável.

Nestes casos, a família assume o papel de parceira no atendimento e preparação para o retorno à família biológica ou substituta. Para inscrever-se e fazer parte deste programa é necessário atender alguns pré-requisitos, como: ter disponibilidade afetiva; ter idade entre 25 e 55 anos; estar em boas condições de saúde física e mental; não ter antecedentes criminais; e possuir uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

O programa permite que casais, mulheres ou homens solteiros possam se inscrever e toda Família Acolhedora recebe uma ajuda de custos de um salário mínimo por criança ou adolescente acolhido. Porém, a família deverá acolher somente uma criança ou adolescente por vez, exceto grupos de irmãos, que neste caso pode ser ampliado.

A Secretaria de Assistência Social de Cunha Porã realiza diariamente o cadastro de famílias acolhedoras interessadas em participar do programa. Para inscrever-se é necessário apresentar documentação pessoal, como CPF e carteira de identidade; e comprovantes de residência e de rendimentos de todos os residentes na casa.

Os inscritos passam por uma avaliação psicossocial, realizada pela equipe técnica de média e alta complexidade da Secretaria de Assistência Social, que tem por objetivo avaliar se os mesmos possuem perfil para ser família acolhedora. Passada esta etapa, além de toda capacitação, as famílias acolhedoras selecionadas são acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento. Para saber mais sobre o programa, entre em contato com a equipe da Secretaria de Assistência Social de Cunha Porã pelos telefones: 3646-3510 ou 3646-3512.