Alunos aprendem brincando através da disciplina de ‘Estimulação’

Atividades desenvolvidas tem como objetivo trabalhar diferentes aspectos físicos e cognitivos das crianças de forma prazerosa e alegre

O município de Cunha Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, vem trabalhando de forma diferente com alunos que estudam no período da manhã, no Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe e no Centro de Educação Infantil Pequenos Brilhantes.

Através da disciplina de Estimulação, a professora Deise Pimmel desenvolve diversas atividades e brincadeiras que despertam a atenção das crianças, trabalham a coordenação e promovem a socialização dos pequenos. “Com as aulas de recreação são estruturadas situações para que as crianças vivenciem experiências que, por sua vez, marcam o corpo, constroem histórias e promovem a identidade. Assim, as crianças aprendem da melhor maneira: brincando”, destaca a profissional.

De acordo com Deise é nesta faixa etária, dos 0 aos 6 anos de idade, que o cérebro mais necessita de estímulos pois, mesmo após o nascimento ele continua em construção e, é dependendo da qualidade dessa construção que a criança vai desenvolver plenamente corpo (motor), emoção (emocional) e razão (cognitivo).

“Por fim, a coordenação motora e fina é responsável por trabalhar os menores músculos que estão no corpo das crianças, tornando-as mais independentes em suas atividades básicas do dia a dia e melhorando ainda a sua capacidade de resolução de problemas, bem como auxiliando no aumento da criatividade. Esse método ainda faz com que as crianças controlem seus impulsos, adquirindo mais conhecimento do seu próprio corpo”, finaliza.