Alimentação Escolar faz parte do processo de aprendizagem

Bons hábitos alimentares na escola auxiliam no processo de aprendizagem e previnem desequilíbrios futuros

Promover bons hábitos alimentares no ambiente escolar é trabalhar a favor da aprendizagem de seus alunos. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação de Cunha Porã promove o consumo de alimentos de forma adequada em toda a rede municipal de ensino. Ao todo, 540 crianças da escola Núcleo Número Um, e 539 crianças matriculadas em creches e pré-escolas contam com Alimentação Escolar específica e segura.

De acordo com a nutricionista responsável pela alimentação dos alunos da rede municipal de ensino, Cátia Regina Ballestreri, uma boa alimentação assegura maior facilidade de assimilação dos conhecimentos, além de prevenir uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e, também, obesidade infantil.

“Ao falar de Alimentação Escolar, há associação com a quantidade e também com a qualidade. O consumo de alimentos deve ser de tal forma que não falte nem ultrapasse a quantidade necessária de nutrientes que um aluno precisa, de forma a prevenir o aparecimento de doenças causadas, tanto pela falta, quanto pelo excesso de alimentos”, explica a nutricionista.

Cátia Ballestreri ressalta ainda que, em um país onde a fome e desnutrição são graves problemas sociais, a educação alimentar e nutricional é central. “A escola é um agente fundamental nesse sentido, uma vez que acompanham as diversas fases do desenvolvimento desde a primeira infância, etapa em que começam a se moldar os hábitos alimentares que repercutirão por toda a vida”, finaliza.