Podas de árvores garantem segurança e embelezamento

Desde o dia 15 de abril está sendo realizada, no perímetro urbano do município de Cunha Porã, as podas das árvores do passeio público, cuja ação vem sendo desenvolvida pela empresa terceirizada Bonfanti com apoio da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Os trabalhos têm como principal objetivo desobstruir as calçadas com a limpeza, assim como tirar os galhos que estão impedindo a visualização das placas de sinalização. Para isso é adotado o parâmetro de 3,5 metros, levando em consideração que as árvores permanecem com 20% das folhas, cujo método adotado é a poda de condução.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Sedenir Cesar Kipper, um dos problemas que a poda trás é que o sistema radicular se torna mais resistente, expandindo e muitas vezes rompendo as calçadas. “Porém, as podas se fazem necessárias para garantir a segurança das redes de energia elétrica, assim como a retirada de galhos que possam causar acidentes tanto aos pedestres quanto aos veículos estacionados próximos”, explica Kipper, reforçando que até o momento cerca de 20% das árvores localizadas no passeio público.