IX Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Cunha Porã

O município de Cunha Porã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu na terça-feira (03) e teve como tema, neste ano, “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.    

 

O protocolo de abertura foi conduzido pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marcí Karina Weber, e contou com a presença das seguintes autoridades: Secretária Municipal de Assistência Social, Rosina Ana Kuntzler; Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ariel Henn; Dos Diretores Municipais, o Diretor de Saúde, Toni Joel Dreissig, a Diretora de Esporte, Tatiana Eberhard, a Diretora de Habitação, Bruna Toamzeli, o Diretor de Cultura, Marcio José Koch e o Diretor da Indústria e Comércio, Edson Mayer.      

 

Ainda, representando a Deputada Luciane Carminatti, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), registrou-se a presença de Alex Huberti, bem como a presença dos vereadores Leocir Borcheidt, Nadia Aparecida Barbieri e Tatiana Eli Henicka.    

 

No uso da palavra, a secretária Rosina Kuntzler agradeceu a participação da população usuária e reforçou a importância do evento. “As conferências são espaços de construção e avanço das políticas. Nelas, podemos planejar o futuro e melhorar a oferta dos serviços, programas e projetos para a população usuária, porém é necessário a participação do povo na construção destes avanços para que sejam ofertados de acordo com as suas necessidades”, enfatiza.  

 

    Após a abertura e leitura do regimento da IX Conferência foi realizada a palestra magna pela Dra. Iraci de Andrade, que abordou o tema principal da conferência e os cinco eixos norteadores para a construção das propostas de avanços e melhorias no SUAS no âmbito Municipal, Estadual e Federal.  

 

  Por fim foram debatidas as propostas e estas elencadas para cada uma das esferas de governo (municipal, estadual e federal), chamando o Estado no compromisso do cofinanciamento e assim garantindo a oferta dos serviços da política de assistência social no município de Cunha Porã.