Atleta garante medalhas no 16º Circuito Catarinense de Xadrez Rápido

A 16ª edição do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido foi disputada no sábado (7), em Chapecó, e contou com atletas de toda região. A delegação cunha-porense contou com 33 atletas, sendo 27 enxadristas na categoria escolar – até 14 anos; quatro atletas na categoria especial – para jogadores com rating abaixo de 1.699 pontos; e dois na categoria superior – categoria aberta.

Na ocasião, Arthur Wolff, aluno do curso de Xadrez de Cunha Porã, angariou a 5ª colocação na categoria escolar, e o 2º lugar na sua faixa etária – sub-12, com seis pontos em sete possíveis. Os resultados foram conquistados já na primeira participação do atleta na competição.

Segundo o instrutor André Nascimento foi a melhor participação de Cunha Porã em torneios da modalidade, pois foi a primeira vez que todos os integrantes da equipe pontuaram. Nascimento ressalta também que o nível estadual empolgou ainda mais os pequenos enxadristas, e que muitos na metade da competição tinham mais pontos que o medalhista Arthur Wolf, de apenas 11 anos.

“Fico feliz pelo bom desempenho que eles tiveram, mesmo obtendo somente uma medalha, tendo em vista o nível da competição que era muito mais forte comparado aos torneios que participamos anteriormente”, declara Nascimento.

Para participar desta competição, a turma de Xadrez teve uma aula especial na véspera do torneio com José Eduardo Nascimento – enxadrista paulista e pai do instrutor André Nascimento. Segundo José Eduardo, o nível enxadrístico dos alunos e a educação demonstrada nas partidas surpreenderam.

A próxima participação da equipe cunha-porense num torneio deverá ocorrer no dia 28 deste mês, em Itá/SC. A equipe de Xadrez agradece aos patrocinadores (Sicoob Credial, Supermercado Girassol, Centro Automotivo Maas, H2J Soluções, JB Farma, 3D Visual, Grafipan, Líder Metalúrgica, Posto Schenkel e Nova Casa – Materiais para Construção) que colaboraram para a confecção dos uniformes e, em especial, aos pais que fazem questão de acompanhar seus filhos nas competições e a Secretaria de Educação que viabilizou o transporte dos atletas.

Cunha Porã está no seu quarto ano consecutivo do curso de Xadrez, e as aulas são oferecidas pela Fundação Cultural, juntamente com a Secretaria de Educação, nas segundas, quintas e sextas-feiras, no horário das 18h às 19h. As aulas são abertas a todos os interessados.