Projetos relacionados à Copa são desenvolvidos no Núcleo Número Um

Aproveitando o maior evento esportivo mundial: a Copa da Fifa; os alunos da 7ª série 1 da escola Núcleo Número Um, de Cunha Porã, juntamente com as professoras Adriane Fioreze, de Matemática, e Jani Toloza, de Artes, realizaram diversos trabalhos sobre o tema. Entre eles esteve a confecção de maquetes dos estádios onde estão ocorrendo os jogos.

O trabalho foi realizado com o objetivo de identificar as figuras geométricas e suas respectivas medidas. Para isso foram calculadas as áreas do campo, circunferência do círculo central e os perímetros, incluindo no as pequenas e grandes áreas.

 Nesse sentido os alunos utilizaram cálculos e fórmulas ao traçar uma diagonal no campo de futebol, que foi dividido em dois triângulos. Os alunos constataram que a diagonal passa a ser a hipotenusa, enquanto o comprimento e a largura são os catetos. Segundo o Teorema de Pitágoras, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

Por sua vez, os estudantes da 8ª série 1 realizaram as tabelas dos jogos de cada grupo. O propósito desta iniciativa foi trabalhar com as estatísticas que estão presentes no cotidiano nas mais variadas situações. Para isso, a turma utilizou pesquisas para a confecção das tabelas e para analisar as informações a fim de solucionar os problemas com o intuito de fazer as projeções estatísticas. Segundo Mara Becker os trabalhos desenvolvidos pelos professores vem ao encontro do projeto Copa do Mundo, que foi tema do planejamento para o 2º bimestre